JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Câmara arquiva iniciativa popular para baixar salário de vereadores em Londrina

Marco Feltrin - Redação Bonde 

A Câmara de Vereadores de Londrina arquivou o projeto de iniciativa popular que pedia redução de 91% no salário dos parlamentares, de R$ 13,5 mil para R$ 1.192,45. 

Segundo despacho apresentado pela Mesa Executiva nesta terça-feira (20), não foram cumpridas as exigências legais previstas na Constituição e no regimento interno do Legislativo. 

Para um projeto de iniciativa popular tramitar, é necessário apresentar a assinatura de 5% do eleitorado, que em Londrina representa cerca de 16,9 mil pessoas. 

O documento foi protocolado em 10 de agosto e, segundo a Câmara de Vereadores, até ontem não havia sido apresentada nenhuma assinatura. A proposta foi protocolada pelo suplente de vereador Emerson Petriv. No Facebook, ele chegou a publicar que havia conseguido mais de 13 mil assinaturas. 

Os pedidos de redução do salário se espalharam por diversas Câmaras de Vereadores seguindo exemplo de Santo Antônio da Platina que, após pressão popular, reverteu um projeto de dobrava o salário dos parlamentares a partir de 2017 para outro que reduz em 73% a remuneração a partir da próxima legislatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário