JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

CUIDADOS COM O PRÍNCIPE DO JAPÃO




Oito cuidados necessários diante do casal imperial japonês em Londrina

Para preservar a privacidade de Akishino e Kiko, entenda o que é permitido e proibido na presença deles

Marcelo Frazão
  • Marcelo Frazão
  • 30/10/2015 15:45




Neste sábado (31), Londrina receberá a visita do príncipe Akishino e da princesa Kiko, membros da Casa Imperial do Japão. No Paraná, o casal também passa por Rolândia, Maringá e Curitiba. A presença deles impõe uma série de rituais e exigências de distanciamento, que só podem ser quebrados por escolha de Akishino e Kiko.
Em 2008, o irmão de Akishino, Naruhito, levou a segurança ao desespero quando decidiu quebrar o protocolo. Ele chegou perto da comunidade nipo-brasileira, acenou, apertou a mão de idosos e até sorriu em direção à multidão que lotou a Praça Tomi Nakagawa para vê-lo. Uma ousadia para o protocolo formal japonês.
Para este sábado (31), durante a visita da comitiva, jornalistas e visitantes e japoneses são obrigados a seguir uma série de orientações que visam preservar a intimidade e a segurança do casal imperial. Em um dos comunicados à imprensa, por exemplo, os organizadores orienta a imprensa à se comportar “sem alardes e correria” e que “se houver necessidade de locomoção, tudo deve ser feito com calma”.
Se você estiver presente a algum dos eventos da visita, veja as recomendações do Consulado e da Aliança Cultural Brasil-Japão sobre como se comportar na presença do príncipe e da princesa:
1 - Jamais estenda a mão ao casal
2 – Evite olhar diretamente nos olhos do príncipe e da princesa
3 - É terminantemente proibido tentar tocá-los e se aproximar sem permissão deles
4 - É vedada qualquer tentativa de chamar a atenção do casal por qualquer forma, inclusive chamando ou gritando pelos nomes
5 – Não são permitidas selfies. Imagens próximas do casal só podem ser feitas com autorização do cerimonial e da segurança
6 - Fotógrafos e cinegrafistas não podem fazer imagens do casal de costas, apenas pela frente
7 - Cinegrafistas e fotógrafos estão proibidos de cruzar ou atravessar a frente dos dois e devem locomover-se com calma
8 – O casal não pode ser chamado a posar para câmeras. Tudo o que fizerem é por escolha própria
Roteiro em Londrina
O príncipe Akishino e a princesa Kiko desembarcam no Aeroporto José Richa por volta das 9 horas desse sábado (31).
Às 9h30 serão recepcionados na sede da Associação Cultural e Esportiva de Londrina (Acel), em cerimônias reservadas.
Às 11h são esperados na Praça Tomi Nakagawa, inaugurada em 2008 pelo irmão de Akishino, o príncipe Fumihito.
Em Londrina, a comunidade japonesa preparou diversas apresentações e cerimônias – todas de 15 minutos, no máximo – para a visita do casal imperial.

OBS.: SE EU FOR, PODE TER CERTEZA QUE VOU OLHAR NOS OLHOS DELE E ESTENDER A MÃO SIM... ELE PODE ATÉ NÃO PEGAR NA MINHA MÃO, MAS AÍ O MAL EDUCADO SERÁ ELE. QUANDO ELE MORRER VIRARÁ O MESMO PÓ... DIFERENÇA APENAS NAS ALMAS E ESPÍRITOS. A DELE PODERÁ SER MELHOR OU PIOR QUE A MINHA. SÓ DEUS SABE DO GALARDÃO DE CADA UM. OU NÃO? FARINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário