JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

domingo, 1 de novembro de 2015

japoneses ajudaram muito o crescimento do Paraná

Publicado em 31/10/2015 

Familia imperialFamilia imperial




A vice-governadora, Cida Borghetti, participou, neste sábado (31), das recepções ao príncipe e princesa Akishino, do Japão em Rolândia e em Maringá, região Norte do Estado. A visita do casal real faz parte das comemorações dos 120 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre o Brasil e o Japão e dos 100 anos da imigração japonesa no Paraná. Cida Borghetti representou o governador Beto Richa nos eventos. 

Segundo a vice-governadora, a presença das altezas imperiais japonesas no Estado fortalece os laços de amizade e cooperação que unem o Paraná e o Japão. "Tivemos aqui no Paraná uma das experiências mais bem sucedidas do mundo quando se fala de integração e adaptação de dois povos e duas culturas", afirmou. 

"O esforço conjunto, entre japoneses e paranaenses, teve um papel fundamental para transformar o Paraná no maior produtor de alimentos e um dos estados mais prósperos do Brasil", acrescentou a vice-governadora.

Cida Borghetti lembrou ainda que empresas japonesas, como a fabricante de pneus Sumitomo, são parceiras do Governo do Paraná no maior ciclo de industrialização do Estado. A empresa investiu cerca de R$ 600 milhões em uma unidade em Fazenda Rio Grande, a primeira fora da Ásia. O empreendimento tem o apoio do programa de benefícios Paraná Competitivo. 

"Recentemente assinamos contratos com os bancos Mizuho e Sumitomo Mitsui Bankin para buscar novos potenciais investidores e fortalecer os negócios", reforçou a vice-governadora. 

O príncipe Akishino lembrou que esteve na região em 1988 e agradeceu a acolhida dos paranaenses aos imigrantes japoneses. O príncipe defendeu também o fortalecimento das relações e a criação de novas pontes entre o Paraná e o Japão. ?Precisamos intensificar o intercâmbio, em especial, entre os mais jovens?, disse. 

MARINGÁ - No fim da tarde a comitiva imperial foi a Maringá onde participou de solenidade no Parque do Japão. Os príncipes foram recepcionados pela vice-governadora, Cida Borghetti, prefeito Roberto Pupin, a primeira dama e presidente do Provopar, Luiza Pupin, e pelo presidente do Parque do Japão, Eduardo Suzuki. 

O Casal Imperial visitou o monumento em homenagem aos 100 anos de imigração japonesa no Brasil - Imin100, inaugurado pelo irmão do príncipe Fumihito, o príncipe Naruhito, em 2008. Também fizeram plantio de árvores ao lado da Casa de Chá. 

A vice-governadora presenteou o Casal Imperial com um exemplar do livro Parque Nacional do Iguaçu, dos fotógrafos Hudson Garcia e Carlos Renato Fernandes. O casal também participou de solenidade na Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema). 

Os eventos tiveram as presenças do embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, do cônsul-geral em Curitiba, Toshio Ikeda, do presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão Ricardo Origasa, dos deputados federais Ricardo Barros, Luiz Nishimori e dos deputados estaduais Cobra Repórter, Tercílio Turini e de diversas lideranças locais e regionais. 

VIAGEM - Maringá foi a última cidade paranaense no roteiro da passagem dos príncipes japoneses pelo Brasil. Eles também estiveram em Curitiba e em Londrina. Na capital foram recepcionados pelo governador Beto Richa no Palácio Iguaçu.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e 

Nenhum comentário:

Postar um comentário