JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Lagarto “gigante” é capturado no Paraná

Animal é da espécie teiú, maior tipo de lagarto que habita o Brasil e comum na região Sul do país

  • Angieli Maros, Da Gazeta Do Povo
  • 04/11/2015 15:53
A captura de um lagarto da espécie teiú tem dado o que falar no município de Quedas do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná. O animal, que pode ter até trinta quilos, foi encontrado no depósito de um supermercado da área central, na tarde desta terça-feira (3), pelo Corpo de Bombeiros Comunitário da cidade.
Marcelo Brito, um dos profissionais que foi deslocado para atender a ocorrência, contou que o réptil já era conhecido do proprietário do supermercado. Ao menos duas vezes ele foi visto passeando no depósito, mas conseguia fugir pela rede de esgoto sempre que alguém se aproximava.
  • O bombeiro Marcelo Brito e o lagarto capturado: animal tem quase dois metros (Crédito: Marcelo Brito/Arquivo pessoal)
    O bombeiro Marcelo Brito e o lagarto capturado: animal tem quase dois metros (Crédito: Marcelo Brito/Arquivo pessoal)
“Quando chegamos ao depósito nos deparamos com um animal, digamos, bem avantajado. Tampamos os canos da rede de esgoto para ele não fugir e conseguimos capturar fácil porque esse porte dele, que parece obesidade, deixa ele meio lento”, detalhou o bombeiro. Ele disse ser comum a fuga de animais selvagens, com raposas, ouriços, cobras e até mesmo lagartos, em Quedas do Iguaçu.
O lagarto foi pego com a ajuda de um enforcador, objeto que, segundo Brito, imobiliza o animal, mas não o machuca. O réptil foi solto em uma área de reserva da empresa madeireira Araupel.
Maior espécie do país
O biólogo e professor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) Sérgio Bazilio explica que o teiú é a maior espécie de lagarto que habita o Brasil. Assim como os demais répteis, ele pode atingir tamanhos ainda maiores, porque não tem limite de crescimento.
“Se cuidar bem, ele vai ficar ainda maior que isso”, afirma professor. Ele diz que com a cauda, o réptil capturado pode atingir dois metros de comprimento. No entanto, lagartos com esse tamanho são raros porque geralmente são vítimas de atropelamentou ou caçadores.
“É provável que alguém mantinha esse animal em cativeiro clandestinamente e alimentava ele. Aí ele acabou fugindo ou a pessoa mesmo acabou soltando”.
A foto que circula na internet não permite saber se o lagarto é macho ou fêmea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário