JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

ARTESANATO DE ROLÂNDIA PRECISA DE MAIS INCENTIVO




O DESENVOLVIMENTO DO ARTESANATO NO MUNICÍPIO DE ROLANDIA

O artesanato em Rolandia pode ser manual ou contar com a ajuda de equipamentos. O artesão, produz materiais para a comercialização sem que ocorra repetidores industriais.

Em Rolandia o artesanato é desenvolvida por inúmeras pessoas, e cuja produção artesanal apresenta grande variedade de expressões e quantidade de matérias - primas disponíveis.

Ao longo do ano de 2015, o artesanato apresentou um ritmo de expansão acelerado, constituindo - se como uma atividade econômica com grande potencial de crescimento, atuando, inclusive, como fonte geradora de renda para vários rolandenses.

O artesanato rolandense assumiu um caráter multiplicador a partir de 2015, quando começamos com a “Arte na Feira”, através do apoio de inúmeras pessoas.

Rolandia se destaca como área de potencial para forte produção artesanal. Por possuir indivíduos com grande vocação artística, torna - se uma região amplamente favorável ao surgimento de um “polo de desenvolvimento artesanal”, tendo em vista que grande parte dos produtos artesanais pode ser demandada pelos turistas domésticos e internacionais (souvenires). Portanto é necessária a existência de uma infraestrutura turística adequada em Rolandia no que se refere às atividades artesanais.

O incentivo à produção artesanal constitui, portanto, uma forma alternativa de incentivo à economia local, proporcionando um fluxo positivo no desenvolvimento dessa arte útil,
garantindo a preservação da cultura local, bem como a geração de emprego e renda para inúmeras famílias, considerando que parte dessas pessoas procura no artesanato uma forma de sobrevivência e a manutenção do bem estar de seus familiares.

Dentre as principais ações do Artesanato no ano de 2015 em Rolandia destacaram - se: 
• participação na Oktoberfest;
• participação no desfile da Oktoberfest;
• reuniões com o objetivo de trazer benefícios ao artesanato;
• a capacitação voltada para o aperfeiçoamento das técnicas artesanais; 
• o assessoramento técnico aos grupos produtivos e entidade artesanal e a 
• comercialização dos artesanatos através das lojas, feiras e eventos de artesanato, divulgando a cultura de Rolandia e incrementando as vendas.

De fato as políticas públicas que tratam da geração de trabalho e renda exigem respostas do governo de Rolandia e do conjunto de artesãos, sob pena de que todos sucumbam diante dos riscos de exclusão social.

Pois alertamos aos planejadores no sentido de evitar o desperdício de recursos e contribuírem para o aprimoramento das políticas públicas. O que se coloca, então, é a necessidade crucial de obter maior eficiência nos investimentos em programas sociais ao fornecerem condições e subsidiar o processo de decisão e de construção de alternativas mais eficazes para os artesãos de Rolandia.



C

Nenhum comentário:

Postar um comentário