JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Rolândia está em situação epidêmica de dengue aponta Sesa



O novo informe técnico divulgado nesta quarta-feira (10) pela Secretaria de Estado da Saúde apresenta 4.806 de dengue, sendo 586 importados de outras localidades e 25 casos de zika vírus confirmados no Paraná. O número de cidades em epidemia também aumentou, passando de 11 para 14 e Rolândia está incluída nestes números

Este aumento nas confirmações é o resultado dos novos testes utilizados desde o início de fevereiro pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-Pr). Foram realizados 980 testes de dengue, zika echikungunya com a tecnologia Multiplex.

Dos 25 casos de zika, onze são importados e três autóctones, contraídos no próprio município. Dois foram registrados em Colorado, região noroeste do Paraná, e um em Londrina. Os outros 11 casos de contaminação por Zika Vírus estão em investigação para determinar a origem da doença, se importada ou autóctone. 

Sobre os casos de chikungunya, até o momento em todo o estão foram registrados 11 casos neste período epidemiológico. Apenas um deles é autóctone, contraído no município de Mandaguari, na regional de Maringá.

Quanto a dengue, 182 municípios do Estado confirmaram a doença. Em Rolândia – segundo dados da Secretaria de Saúde – até o momento foram notificados 155 casos, sendo 5 confirmados, 27 foram descartados e 126 aguardam resultados. Os dados são de janeiro deste ano até a presente data.

O presidente da Câmara, José de Paula (PSD) informa que mobilizará também o Legislativo nesta campanha, uma vez que os números são bastante preocupantes, ainda mais que não é só a dengue que preocupa, zika e chikungunya também.

José de Paula lamenta ainda que a maior parte dos criadouros encontrados estão em residências. Muitos focos – mais de 85% - estão nos vasos de plantas, garrafas, pneus e caixas d’água destampadas. “É uma responsabilidade de todos, por isso, Executivo, Legislativo e principalmente a sociedade precisa colaborar para que ninguém venha sofrer com esse problema no futuro”, destaca.

Cidades com epidemia

As cidades de Rolândia, Santa Terezinha de Itaipu e Tapira estão em situação epidêmica, assim como Rancho Alegre, Munhoz de Mello, Assaí, Paranaguá, Santo Antônio do Paraíso, Cambará, Santa Isabel do Ivaí, Itambaracá, Nova Aliança do Ivaí, Mamborê e Guaraci.

Óbitos em 2016

A Secretaria da Saúde confirmou também uma nova morte por dengue, ocorrida em Curitiba. Uma pessoa de 65 anos havia viajado para o Paraguai. O atual período epidemiológico já totaliza seis mortes por dengue no Estado – quatro em Paranaguá e uma em Foz do Iguaçu. Outros nove casos ainda estão em investigação.

Reportagem: Assessoria da Câmara Rolândia com Agência Estadual de Notícia – foto e edição geral: Ted Perez

Nenhum comentário:

Postar um comentário