JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quinta-feira, 17 de março de 2016

Londrina entra em estado de epidemia de dengue


Auber Silva - Redação Bonde - 17/03/2016 

Com 328 casos para cada 100 mil habitantes, Londrina passa a enfrentar, a partir desta quinta-feira (17), uma nova epidemia de dengue. A confirmação oficial do quadro se dá pela atualização dos números da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), que considera a atual janela epidemiológica - de agosto do ano passado até a última quarta (16). 

No total, a cidade registrou 1.803 casos autóctones - contraídos dentro dos limites do município - e 33 importados. O cálculo leva em conta apenas as contaminações ocorridas em Londrina, cuja população - segundo o último levantamento do IBGE, de 2012 - é de 548.249. Com estes números, a incidência é de 328 casos confirmados para cada grupo de 100 mil moradores. O parâmetro da Organização Mundial da Saúde (OMS) para definir quadro de epidemia é incidência de dengue superior a 300 casos por 100 mil habitantes. 

De acordo com a Sesa, Londrina também tem 10 pessoas infectadas com zika (sete autóctones) e um registro de chikungunya (importado). 

Reprodução
Reprodução


Pelos dados da Secretaria Municipal de Saúde, que analisa apenas os casos confirmados desde 1º de janeiro de 2016, a cidade não estaria em epidemia: foram 1.467 desde então, gerando incidência de 267,57. De todas as regiões da cidade, segundo os números municipais, as mais infectadas são a oeste (489 casos) e a norte (305). 

Em entrevista coletiva nesta tarde, o secretário de Saúde de Londrina, Gilberto Marin, destacou que a prefeitura vai respeitar o cálculo da Sesa. Ações para intensificar o combate à dengue serão realizadas para tentar melhorar o quadro do município. Cargas do veneno foram liberadas pelo Governo do Estado e os caminhões de fumacê devem voltar a percorrer os bairros de Londrina a partir de sábado (19). 

(com informações do repórter Celso Felizardo, da Folha de Londrina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário