JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quarta-feira, 23 de março de 2016

TEMPESTADE COM VENTOS FORTES CAUSA DESTRUIÇÃO NO NORTE PIONEIRO

Tempestade formada em  Londrina 

Auber Silva - Redação Bonde - 23/03/2016 -
Uma forte tempestade que começou a se formar em Londrina provocou muitos estragos ao se deslocar para o Norte Pioneiro do Paraná no início da tarde desta quarta-feira (23). A cidade mais afetada foi Santa Mariana (16 km a leste de Cornélio Procópio), com estabelecimentos comerciais e residências completamente destruídas pelo vento e pela chuva de granizo. Além disso, muitas árvores caíram e diversos imóveis foram destelhados. Apesar da destruição, ninguém se feriu. 

Às 19h, o abastecimento de água estava severamente comprometido e o fornecimento de energia elétrica seguia cortado - a Copel estima que 13 postes tenham sido derrubados ao longo da BR-369, que liga Santa Mariana a Cornélio. Diversos pontos da rodovia estão parcialmente interditados, sobretudo nas proximidades da ponte sobre o rio Congoinhas. Operários da concessionária Econorte trabalham nos trechos comprometidos. 

Pelo menos seis presos da Delegacia de Santa Mariana precisaram ser transferidos para Cornélio Procópio por causa dos estragos provocados na unidade. 

As coberturas de dois postos de combustíveis não resistiram ao vendaval e cederam. Uma das localidades mais afetadas é um bairro conhecido como Trevo. Por lá, o granizo acumulado em alguns pontos atingia os joelhos de quem passava. 

Reprodução/WhatsApp Grupo Folha
Reprodução/WhatsApp Grupo Folha


De acordo com o Corpo de Bombeiros de Cornélio Procópio, que acionou todo o seu efetivo, até mesmo os homens que estavam de folga, foram registradas pelo menos 30 ocorrências no município ao longo da tarde, incluindo queda de postes e árvores. Diversas equipes da corporação foram encaminhadas à cidade vizinha para prestar apoio à população. 

Segundo o meteorologista Fernando Mendes, do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a célula da tempestade se formou sobre Londrina por volta das 13h, mas não chegou a chover na cidade. "Logo depois, esta área de instabilidade que já era intensa e com muito potencial para chuva se deslocou sobre outras cidades. A primeira atingida com mais força foi Assaí, na sequência a tempestade ganhou mais força e atingiu seu pico às 14h37, já sobre Santa Mariana", afirma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário