JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 20 de maio de 2016

dicas espertas para preparar uma feijoada deliciosa!

Redação Bonde - 20/05/2016 -





A feijoada é um prato típico brasileiro e muito saboroso, que supercombina com o clima frio do inverno. Sua preparação, porém, exige cuidados especiais. Exagerar no sal ou em outros ingredientes é um erro comum para quem tentou preparar a feijoada pela primeira vez. Pensando nisso, o chef Leonardo Carvalho, da Unilever, separou algumas dicas para você não errar e ainda deixar o prato ainda mais delicioso. Aprenda com a receita completa! 



1. Como ingrediente principal, o feijão merece atenção redobrada. Se o feijão preto não estiver novo, ele deixará o seu caldo opaco. Portanto, escolha um grão que tenha tamanho médio e esteja bem brilhante. 



2. Para evitar que o seu prato fique muito salgado, coloque três ou quatro batatas cruas descascadas. Elas ajudam a absorver o excesso de sal. Quando a feijoada estiver pronta, retire as batatas da panela. 



3. É comum que a feijoada tenha muito caldo. Para evitar, procure colocar dois litros de água para cada quilo de feijão; 



4. Todos os ingredientes devem ser dessalgados na véspera por pelo menos 12 horas, trocando-se a água quatro vezes nesse período. 



5. Você pode substituir os ingredientes da sua feijoada. Experimente, por exemplo, colocar língua de porco salgada ou defumada, rabo de porco salgado e joelho de porco salgado ou defumado; 



6. Um excelente diferencial para sua receita é perfuma-la com louro a gosto. Além de dar sabor e aroma ao prato, vai ajudar na digestão; 



7. Experimente preparar um molho com pimenta para acompanhar a feijoada: retire 2 xícaras (chá) do caldo do cozimento e passe por uma peneira. Deixe esfriar e junte molho de pimenta a gosto e cheiro-verde picado. Sirva em seguida; 



8. O que nunca pode faltar no acompanhamento da feijoada é a famosa couve refogada. Abaixo temos uma receita completa! 



Feijoada 



Ingredientes 



- 1 orelha de porco cortada em pedaços pequenos 
- 2 pés de porco cortados em pedaços pequenos 
- Meio quilo de carne-seca cortada em pedaços pequenos 
- Meio quilo de costelinha de porco cortada em pedaços pequenos 
- Meio quilo de feijão-preto 
- 2 colheres (sopa) de óleo 
- 1 cebola picada 
- 300 gramas de linguiça calabresa defumada cortada em rodelas grossas 
- 300 gramas de paio cortado em rodelas grossas 
- 400 gramas de lombo de porco cortado em cubos 
- 1 laranja média sem casca 
- 2 cubos de caldo de bacon 
- 2 litros de água fervente 



Modo de preparo 



Na véspera, em uma tigela, coloque a orelha e os pés de porco e cubra-os com água fria. Troque a água 4 vezes durante esse tempo. Em outra tigela, coloque a carne seca e a costelinha de porco e cubra-as com água fria para dessalgar. Troque a água 4 vezes. 



No dia seguinte, coloque o feijão em uma tigela, cubra com água e reserve por 1 hora. 
Escorra a orelha e o pé de porco e coloque-os em uma panela de pressão cobertos com água fria. Tampe a panela e cozinhe por 15 minutos, contados a partir do início da pressão. Retire do fogo, aguarde sair todo o vapor e abra a panela. Escorra e reserve. 



Escorra a carne seca e a costelinha e coloque-as na panela de pressão cobertas com água fria. Tampe e cozinhe por 15 minutos contados a partir do início da pressão. Retire do fogo, aguarde sair todo o vapor e abra a panela. Escorra as carnes e reserve. 



Na mesma panela, aqueça o óleo e doure a cebola. Junte a linguiça, o paio, o lombo e refogue por mais 3 minutos. Junte o feijão escorrido, as carnes pré-cozidas reservadas e a laranja. 
Acrescente os cubos de caldo de bacon e água fervente. Tampe e cozinhe por 15 minutos, contados a partir do início da pressão. 



Retire do fogo, aguarde sair todo o vapor e abra a panela. Retire a laranja e leve novamente ao fogo. Cozinhe em fogo baixo, com a panela parcialmente tampada (sem a pressão), por mais 30 minutos ou até engrossar o caldo e os ingredientes estarem cozidos. Passe para uma travessa e sirva em seguida.
* Nunca coloque sal sem antes verificar.. experimentar... é que os ingredientes ( quase todos ) são salgados. 



Couve Refogada 



Ingredientes 



- 400 gramas de couve-manteiga cortada em tiras finas 
- 1 colher (sopa) de óleo 
- 1 TEMPERA MAIS ARISCO para Legumes, Verduras e Arroz 



Modo de preparo 



Em uma panela grande, aqueça o óleo e refogue a couve-manteiga até começar a murchar. 
Acrescente o sachê de TEMPERA MAIS ARISCO para Legumes, Verduras e Arroz, misture bem e sirva em seguida

Nenhum comentário:

Postar um comentário