JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sábado, 30 de julho de 2016

2 TONELADAS DE DROGAS NA FRONTEIRA



Em 6 meses, apreensões de drogas na fronteira crescem 284% em MT

Apreensão entre janeiro e junho é maior que a de todo o ano de 2015.

Em seis meses, foram apreendidas mais de duas toneladas de drogas.

Do G1 MT
FACEBOOK


Droga foi apreendida na fronteira com a Bolívia (Foto: Assessoria/ Gefron-MT)

Mais de duas toneladas de drogas foram apreendidas na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia, entre os meses de janeiro e junho de 2016, segundo balanço divulgado neste sábado (16) pelo estado. Esse número representa aumento de 284% em relação ao mesmo período do ano passado e já é maior do que a droga apreendida na região durante todo o ano de 2015 (1.770 kg).

Os tipos de drogas mais apreendidos entre Mato Grosso e a Bolívia são pasta base, cocaína e maconha, segundo o estado.

As apreensões foram feitas pelo Gefron (Grupo Especial de Segurança na Fronteira). No total, 182 pessoas foram presas e mais de 10 mil quilos de produtos foram apreendidos por contrabando, sendo a maioria cigarro, vestuário e eletrônicos, e descaminho - mercadoria sem nota fiscal.

Durante os seis primeiros meses de 2016 foram ainda apreendidos 108 veículos, 31 armas de fogo, 510 munições, e mais de R$ 83 mil e U$ 387 mil sem comprovação de origem. Também foram cumpridos 24 mandados de prisões.

O tráfico na fronteira é geralmente realizado por “mulas”, pessoas contratadas pelos traficantes para o transporte de drogas. A droga é trazida para o Brasil pelos rios, terra e ar - esse último é feito em rápidos descarregamentos em pistas de pouso improvisadas ou zonas rurais, por meio de arremessos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário