JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

HOTEL ROLÂNDIA ( UM PORTO SEGURO PARA O PIONEIRO )

Junho de 34.  Rolândia (e toda a região) era uma densa e inóspita floresta virgem.  De Rolândia até o Rio Ivaí (e muito mais longe) apenas bilhões de árvores e animais. As mais lindas árvores do planeta. No traçado da cidade apenas um hotel com todo o conforto da época. Em volta apenas árvores, cipós, bichos, mosquitos e muito barro e pó. Na varanda do Hotel as famílias dos pioneiros vinham olhar a floresta e ouvir o canto dos  lindos pássaros que se ajuntavam sempre ao amanhecer e no por do sol.
À noite dava medo  ouvir os miados das onças dentro da mata. As famílias começavam a planejar suas vidas ali naquela linda e encantadora varanda que está lá até hoje (só mudou de endereço). Fico imaginando os pioneiros sentados nesta varanda, tomando um café, fumando um cigarro de palha pra espantar os mosquitos, olhando a exuberância da floresta, e pensando: "Meu Deus, quanto trabalho pela frente... será que vamos conseguir?" (e conseguiram). De manhã pegavam carroças ou calhambeques e saiam pelas primeiras estradas, que estavam mais para "picadas".  A terra era e é ainda muito fértil, mas dava medo  vê-la durante as chuvas.  Aquele barro grudando nos sapatos  não era fácil. E a empreitada da derrubada da floresta no machado? Como foi difícil. Se não fosse a força e a determinação dos pioneiros, não teríamos conseguido. Neste início o Hotel Rolândia era o porto seguro,  onde os pioneiros tinham uma refeição caseira saborosa,  a luz dos lampiões, um cafezinho quente na chapa do fogão a lenha,  um banho quente, uma cama macia e a boa companhia para uma conversa e um cigarrinho de palha. Quantos romances ali surgiram? quantas crianças não foram concebidas ali?  (não havia rádio e TV). Quantos sonhos, trabalho, suor e sangue. Quantas festas, negócios, quantas brigas, visitas importantes. Visita do Interventor Manoel Ribas, Lord Lovat,  Mr. Arthur Thomas,  Mr. Wilie Davids,  Eugênio Vitor Larionoff,  Moisés Lupion entre outros.
O Hotel Rolândia (o que sobrou dele)  pertence as futuras gerações. As futuras gerações ) que ainda não nasceram) têm o direito de conhecê-lo e referenciá-lo.  Da mesma forma que referenciam as Pirâmides do Egito. Ele é parte de  um passado de lutas, que os verdadeiros rolandenses devem cultuar. Peço a todos os rolandenses que amem e ajudem a conservar o Hotel Rolândia, nosso marco zero da nossa história. Londrina tem a antiga Estação de trens, como lembrança do passado (da década de 50). Rolândia tem a primeira construção, de 1934. Rolândia atrairá muitos turistas interessados em saber como era a vida dos pioneiros quando tudo aqui era floresta virgem. Fico feliz de ter lutado pela sua preservação.  Fico feliz em saber que a obra de reconstrução  logo será reiniciada. Feliz Aniversário Rolândia. Deus abençoe Rolândia, os rolandenses e o Hotel Rolândia.
JOSÉ CARLOS FARINA -  (ROLÂNDIA-PR.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário