JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

domingo, 19 de janeiro de 2020

MEDICINA EM ROLÂNDIA ANOS 50 a 80

Apesar de termos tido bons médicos e hospitais nos anos 50 a  80 em Rolândia, nem tudo era um mar de rosas. tinha tbm mt  reclamação. Os pobres se socorriam do Inamps e Funrural que era uma porcaria. nunca tinha guia. tinha que voltar várias vezes e aguardar meses. eu era jovem e precisei de um certo exame. tive que ir várias vezes para Londrina e aguardar meses... levantava de madrugada. pegava ônibus. chegando no Inamps tinha fila de 200 metros. Quando chegava a minha vez, o atendente mandava eu para uma outra fila tbm com 200 m. de comprimento. 
Obs.: e a prefeitura não levava ninguém. cada um ia do jeito que podia.... uma vez levamos o meu avô para uma consulta pelo Funrural. O médico, um médico famoso aí  da cidade, atrasou 2 horas e quando chegou entrou arrebentando a porta com os pés e gritou que nem um animal, dizendo que não iria atender ninguém. depois de alguns minutos, saiu para a rua, batendo de novo a porta e tratando os pacientes pior que bichos. se fosse hoje eu teria brigado com ele. na época era um adolescente... Triste. o povo sofria mt ... na época mts pessoas com enfarte morriam sem saber que tiveram um ataque do coração. não havia pronto socorro e ambulâncias....era tudo primitivo.. não havia postos de saúde. o povo não ganhava nem cibalena de graça. mts morriam tbm com problemas de vesícula, intestinos e úlceras. não havia exames de ultrassom.  raio "x"  era só pra rico....quem está na faixa dos 50 anos ou mais se lembra disso...

JOSÉ CARLOS FARINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário