Era uma vez uma linda garotinha negra que sonhava em ser branca. Na verdade, na sua imaginação ela já era branca, pois não se aceitava negra. O processo de ''embranquecimento'' a perseguia de diversas formas: na hora do banho se esfregava com força para ver se a pele clareava e só saía de casa com chapinha no cabelo ou com trancinhas bem apertadas. O cabelo crespo, ao natural, nem pensar.
E assim foi até chegar à faculdade de pedagogia, onde finalmente se aceitou como negra, percebendo a beleza que já existia dentro dela mesma. ''Essa história parece ficção, mas é a mais pura verdade'', admite a professora Janaína Moraes, que hoje também se dedica à contação de histórias para crianças, levando aos pequenos um universo encantado onde assuntos delicados podem ser trabalhados de forma sutil e que acabam tocando o coração.
''Como educadora vejo o quanto a minha história se repete. É muito triste ver as crianças não se aceitando, deixando de perceber as riquezas que carregam, e estou muito feliz em poder, pela primeira vez, trabalhar a temática do preconceito em várias escolas da região. Está sendo uma experiência maravilhosa como pessoa e como educadora. Acredito verdadeiramente que estamos caminhando para um mundo melhor. Sou uma otimista convicta'', ressalta, divertindo-se com sua peruca black power colorida, que fez questão de usar em sua apresentação na Escola Municipal Sebastião Feltrin, de Rolândia, na última sexta-feira.
Em foco uma história bem conhecida da criançada: ''A Menina Bonita do Laço de Fita''. Depois foi a vez de dar vida à história de tradição oral ''Os Três Carneiros'', de origem africana, que com bom humor aborda a importância de sempre ter um irmão mais velho por perto e à disposição para nos defender.
Coordenado pela professora Loreane Stefanon, o projeto ''Respeito não tem cor'' começou a ser trabalhado no começo do segundo semestre, tendo a sua culminância nas vésperas do dia 20 de novembro (último domingo), quando se comemorou o Dia da Consciência Negra. Após a contação, Loreane chamou a atenção dos alunos para a importância de tirar do anonimato a verdadeira história da África, que infelizmente poucos conhecem.
Em uma passarela improvisada com tapetes vermelhos, meninos e meninas estavam orgulhosos ao desfilarem com trajes típicos, acompanhados de instrumentos de percussão de origem africana: agogô, atabaque, pandeiro, tamborim e xequerê, que fazem parte do acervo musical da escola.
Entre as modelos, a pequena Nicole Beatriz Pereira de Araujo, 9 anos, esbanjava charme com seu vestidinho preto e seus cachos à solta. As professoras também ''entraram na dança'' e aproveitaram para usar adereços afros, como turbantes e lenços coloridos. Além disso, colares feitos de argila e máscaras africanas de papel machê, feitos sob a orientação da professora de arte Josilene Alves, deram um toque artístico ao projeto.
Um outro aspecto bem interessante do projeto foi a abordagem da dificuldade da inserção do negro no mercado de trabalho. Mas diferentemente do que costuma acontecer - já que a primeira imagem que vem à cabeça é a do negro atuando como jogador de futebol -, o que se viu foram futuros personal trainers, engenheiros, advogados e médicos desfilando sob os aplausos calorosos dos colegas espectadores.
Ao som do gênero musical Kuduro (de origem angolana, que refere-se a dançar com o quadril duro, o corpo ereto) - febre entre a criançada na voz do cantor Latino e do cantor Daddy Kall, que é brasileiro -, a professora de educação física Silvia Maria Pessoa Paganini reuniu alunos da terceira série para mostrar o quanto faz bem dançar, ainda mais com o cuidado que ela teve de apresentar a dança dentro do que ela chama ''ritmo de academia''. No final, uma breve poesia sobre racismo deixou uma mensagem que vale a pena refletir: ''... vamos, com amor gentil, acabar com o preconceito''.