O Pátio de Manobras é um transtorno a toda Rolândia e região (devido ao entroncamento BR-369 com PR-170), como é de conhecimento de todos. A luta pela retirada do pátio de manobras e a construção de viadutos pode continuar, mas para amenizar a situação sugiro que iniciemos uma nova campanha, diretamente contra a ALL, que comece a encontrar uma solução para o transtorno que causa a Rolândia da seguinte forma:
Pelo que vemos dia a dia, os trens trazem os maiores transtornos quando uma composição está subindo de Curitiba para Estado de São Paulo, e outra descendo de Estado de São Paulo a Curitiba. Não é possível que não exista no percurso entre Estado de São Paulo e Curitiba outro pátio de manobras onde uma composição possa parar para a outra seguir o seu caminho. Porque logo aqui em Rolândia?, causando anos e anos de transtorno para Rolândia? Pode notar, a maioria das paradas do trânsito é porque 2 composições se encontram aqui, e uma tem que parar na pista auxiliar (fechando praticamente todas as passagens do Manoel Muller até a Vidro-Rolândia) para a outra seguir o caminho dela....podem perceber que nestes casos raras são as parada para deixar e recolher vagões aqui... é somente para uma composição dar passagem a outra ...Isso é uma coisa que a ALL pode e deve resolver.....precisam encontrar um pátio de manobras que atendam a necessidade deles de fazer as transposições das composições que sobem e descem a serra.
A construção de viadutos vemos o como um sonho distante. A mudança do pátio de manobras vejo complicado porque afeta os interesses daquelas empresas que tem seus depósitos ali ao lado do pátio recebendo e carregando produtos. Creio que se pararmos de buscar soluções que exigem recursos financeiros, e buscarmos disciplinar a passagem dos trens por aqui, podemos conviver com o trem sim. Portanto, estas devem ser as regras que precisamos cobrar da ALL:
Uma composição só sai de Arapongas se não tiver nenhuma a caminho de Rolândia que já tenha saído de Cambé.
Uma composição só sai de Cambé se não tiver nenhuma a caminho de Rolândia que já tenha saído de Arapongas.
Quando a composição precisa deixar vagões em Rolândia, já deve sair de um de nossos vizinhos com estes vagões no final da composição. O trem vai parar, o funcionário da ALL vai soltar os vagões que ficarão em Rolândia de forma rápida, a composição segue caminho liberando as passagens e depois com mais tranquilidade a ALL trabalha com os vagões de foram deixados.
Quando a composição precisa retirar vagões em Rolândia, eles deverão encaixados no final da composição. O trem vai parar, os vagões estarão esperando na pista auxiliar, a composição manobra de ré entrando na pista auxiliar, engata os vagões e segue caminho liberando as passagens de forma rápida que ninguém precisa ficar procurando por passagens livres, coisa de 5 minutos já está tudo liberado.
Primeiro um acordo por escrito, depois se precisar através de lei municipal indicado multa pelo descumprimento. CHEGA DE TRANSTORNOS
O PROBLEMA NÃO É DINHEIRO, NÃO É POLITICO, É GERENCIAL e LOGÍSTICO DA ALL !!!
Não podemos pagar por 600 ou mais quilômetros de ferrovia. Encontrem outro local para fazer as transposições dos trens. AQUI EM ROLÂNDIA NÃO MAIS.
Peço que analisem com atenção a sugestão, façam as discussões necessárias e vejam quais as entidades de Rolândia vão apoiar a idéia. Levem o assunto a câmara e vejam os meios legais com os quais possam ser encaminhados estes requerimentos para a ALL.
Um cidadão rolandense
COMENTÁRIO: De dois anos para cá a ALL colocou um sistema automático que mantém o comboio que vem de Arapongas na linha principal e o que vem de Londrina na secundária, sem precisar acionar mecanicamente as "borboletas". Antes disso era necessário o maquinista deixar a locomotiva parada em "ponto morto", descer e com o uso de uma chave especial acionar a "borboleta" trocando o trajeto de linha. Depois que passasse tinha que voltar lá atrás para voltar a borboleta na posição que estava. Aí sim é que demorava o "cruzamento" de trens... Mas concordo que muito mais tem que ser feito. Principalmente a construção da trincheiras prometidas.... JOSÉ CARLOS FARINA
COMENTÁRIO: De dois anos para cá a ALL colocou um sistema automático que mantém o comboio que vem de Arapongas na linha principal e o que vem de Londrina na secundária, sem precisar acionar mecanicamente as "borboletas". Antes disso era necessário o maquinista deixar a locomotiva parada em "ponto morto", descer e com o uso de uma chave especial acionar a "borboleta" trocando o trajeto de linha. Depois que passasse tinha que voltar lá atrás para voltar a borboleta na posição que estava. Aí sim é que demorava o "cruzamento" de trens... Mas concordo que muito mais tem que ser feito. Principalmente a construção da trincheiras prometidas.... JOSÉ CARLOS FARINA