JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

Minha foto
ROLANDIA E O NORTE DO PARANÁ

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

ROLÂNDIA: ROÇAGEM E LIMPEZA NO JARDIM SANTIAGO

ASSESSORIA

As Secretarias de Infraestrutura e de Serviços Públicos promoveram melhorias no Jardim Santiago. Em áreas institucionais foram realizadas a limpeza e a roçagem.

NOTÍCIAS DE ROLÂNDIA - PR. 23/02/17

APOSENTADAS



O Prefeito Dr. Francisconi recebeu em seu gabinete a Presidente do Rolândia Previdência Eluiza Messiano e a Diretora do Rolândia Previdência Janaína Croscrato, que trouxeram quatro dos seis Servidores Municipais que se aposentaram em 2017. Estiveram presentes a Técnico de Gestão Municipal Izabel Cristina Fonseca Kendrick Giordani que trabalhou por 30 anos na Secretaria de Educação, Marisa Colluço de Oliveira que por 30 anos foi Técnico de Gestão Municipal na Sec. De Desenvolvimento Econômico, a Professora Maria Regina Borges, que lecionou por 29 anos e Maria de Lourdes Inácio , Agente Operacional da Secretaria de Educação, que se aposentou após 26 anos de trabalho. Se aposentaram ainda Ilda de Paulo Jesus e Zilda Salviatto. Em nome do Município, o Prefeito agradeceu a dedicação e os relevantes serviços prestados para a coletividade rolandense e fez votos de gozo pleno do período de aposentadoria. 

CULTURA



A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Rolândia, com o intuito de tornar mais democrático o edital de Chamamento Público do Fundo Municipal de Cultura (FMC) 2017, vem informar que as Organizações da Sociedade Civil que tiverem sugestões de atividades culturais a serem desenvolvidas por meio do FMC, poderão apresentar projetos até o dia 10 de março de 2017, a serem entregues no Centro Cultural Nanuk, Rua Arthur Thomas, s/n, das 8h às 17h. Os projetos serão avaliados pelo Conselho Municipal de Cultura, visando à realização de um comparativo entre as necessidades da Secretaria e a demanda existente, bem como a relevância cultural do projeto para a comunidade. Após a avaliação, os projetos previamente aprovados serão encaminhados ao Departamento de Projetos e Gestão de Convênios da Prefeitura Municipal, que formatará junto à Secretaria de Cultura e Turismo e Conselho Municipal de Cultura o edital de Chamamento Público, de acordo com a Lei Federal 13019/2014 e Decreto Municipal 8453/2017. Os projetos deverão prever, preferencialmente, a realização das atividades em um período de até 8 meses, e com investimento de, no máximo, R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais). Mais informações na Secretaria de Cultura e Turismo de Rolândia, pelos telefones: (43) 3906-1085 ou 3906-1086. 

EMPREGOS



A Agência do Trabalhador/SINE Rolândia atende das 8h às 14h, de segunda à sexta. O SINE Rolândia fica na Avenida dos Expedicionários 604, Centro. O telefone é 3255-1118. Vagas para:

Caldeirista;

Operador de Guilhotina;

Operador de Sistema de Refrigeração;

Operador Especializado de Extrusora;

Técnico Agropecuário.

DENGUE


Por intermédio do 2º boletim epidemiológico do ano de 2017, a Secretaria de Saúde de Rolândia apresenta a situação da DENGUE, CHIKUNGUNYA, ZIKA VÍRUS E FEBRE AMARELA com os dados atualizados epidemiológico. Aborda também de forma objetiva a situação da Febre Amarela e seus acometimentos. No período epidemiológico compreendido entre as semanas 31/2016 (primeira semana de agosto) e a semana 08/2017 (19/02/17 a 25/02/2017) o município registrou 389 notificações de casos suspeitos de dengue, dos quais 8 casos foram confirmados. Não ocorreram notificações de Zika nem de Febre Chikungunya neste período. Para conferir o Boletim completo clique AQUI


DIA DA MULHER



HISTÓRIA DA IGREJA




O Prefeito Dr. Francisconi e o Vice-Prefeito Roberto Negrão receberam no gabinete o Secretário de Cultura e Turismo Diego Silva, o Diretor da Secretaria Wagner Campos, o Pastor Líder da Igreja Luterana de Rolândia Renato Francisco Pagung e o Presidente da Associação Cultural e Recreativa Celebrare Gilberto Wohlhaupter. Na ocasião, o Prefeito foi presenteado com o DVD que conta a história de 80 anos da Igreja Luterana em Rolândia. O material, com 20 minutos, foi custeado parte pelo Fundo Municipal de Cultura e parte pela comunidade luterana. No videodocumentário, pioneiros e personagens da Igreja contam a história do luteranismo no município, que se confunde com a formação da cidade. O lançamento oficial do material será nesta quinta-feira, 23 de fevereiro, 18h30 no Centro Cultural Nanuk, na Rua Arthur Thomas, Centro, com entrada franca e toda a comunidade convidada a prestigiar o evento. O Prefeito Dr. Francisconi já solicitou uma cópia do material para ser distribuído nas Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil. A Reforma Protestante, que originou o Luteranismo, completa 500 anos em 2017. 

IMPOSTOS ATRASADOS



QUA, 22 DE FEVEREIRO DE 2017 13:55




O Caminhão Usina de Asfalto, que promove recape asfáltico por meio da micropavimentação fez uma demonstração em Rolândia no Jardim Novo Horizonte, na Rua Palmas. O Serviço faz parte do Consórcio Intermunicipal de Asfalto (CINDESPAR), o qual o município passa a ser integrante, após aprovação da Câmara Municipal. O serviço foi feito na tarde desta segunda-feira, 20. O Prefeito Dr. Francisconi, o Vice-Prefeito Roberto Negrão, o Deputado Federal Alex Canziani, o Secretário de Infraestrutura Wanderley Massucci, o Presidente do Consórcio Arquimedes "Bega" Ziroldo e os Vereadores Eugenio Serpeloni, Professora Maria do Carmo, Irineu de Paula, João Gaúcho e Edileine Griggio acompanharam as atividades. 

ETENDIMENTO




As Servidoras Municipais da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parigot de Souza, a Auxiliar de Enfermagem Fabiane Claudia Rodrigues e a Agente Comunitária de Saúde Darlene Aparecida da Silva realizaram uma visita domiciliar de atendimento puerperal, orientação de amamentação e a primeira consulta do filho recém nascido da paciente Luciana Melo. O trabalho visa conscientizar e estimular o aleitamento materno e acompanhar o a situação clínica da mãe e da criança. 

-- 

Secretaria de Comunicação

Jovem morre em acidente na PR-170 em Rolândia próximo a São Martinho

MASSA NEWS

Viviane Nonato | 

(Foto: Portal Rolândia 190)


Um homem de 28 anos morreu em um grave acidente na noite desta terça-feira (21), na PR-170, próximo ao posto 7. A rodovia liga Rolândia ao distrito de São Martinho. Outras três pessoas ficaram feridas.

O jovem era morador de Ibiporã e dirigia um carro da empresa em que trabalhava, um Fiat Strada. A princípio, a batida teria acontecido após um dos pneus do veículo furar. As informações são do Jornal Terceira Opinião.

No outro carro três pessoas ficaram feridas, moradores do distrito de Bartira, município de Rolândia. Uma das vítimas foi encaminhada ao Hospital Universitário, em Londrina.

Colaboração Daniela Borsuk/ Jornal Terceira Opinião

VÍDEO VEREADOR EUGENIO SERPELONI DÁ ENTREVISTA AO GUILHERME SPANGUEMBERG

ROLÂNDIA: TRIBUNAL FARÁ PROCEDIMENTO SELETIVO PARA RECRUTAMENTO DE ESTAGIÁRIOS

RESUMO DO EDITAL

Curitiba, 23 de Fevereiro de 2017 -


Edição nº 1978 Diário Eletrônico do Tribunal de Justiça do Paraná Departamento de Gestão de Recursos Humanos

MATÉRIA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARANÁ 

PROCEDIMENTO SELETIVO PARA RECRUTAMENTO DE ESTAGIÁRIOS VARA CRIMINAL DE ROLÂNDIA 

EDITAL DE ABERTURA Nº 266/2017 

O Departamento de Gestão de Recursos Humanos, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura de procedimento seletivo para recrutamento de estagiários, mediante as condições estabelecidas neste Edital, e as disposições da Lei Federal nº 11.788/2008, do Enunciado Administrativo nº 7/2008 e da Resolução nº 7/2005, ambos do Conselho Nacional de Justiça, bem como do Decreto Judiciário nº 1.162/2015 e do Ofício Circular nº 01/2016 - GP/DGRH. 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1. O presente procedimento seletivo será regido por este Edital e seus anexos. 1.2. O procedimento seletivo destina-se ao preenchimento de 01 vaga(s) de estágio não obrigatório remunerado, e/ou formação de cadastro de reserva limitado a 01 candidato(s) aprovado(s), aos estudantes de nível superior de graduação do curso de Direito, cursando do 1 º ao 7 º período, durante o prazo de validade deste certame. 1.2.1.. 1.4. Poderá participar do procedimento seletivo o estudante com idade mínima de 16 (dezesseis) anos, desde que, quando da contratação, esteja regularmente matriculado e com frequência efetiva em cursos, presenciais ou à distância, de instituições de ensino conveniadas com o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, ou devidamente inscritas no Ministério da Educação (MEC) ou Secretaria Estadual de Educação (SEED). 1.5. Serão destinadas 10% (dez por cento) das vagas aos candidatos portadores de necessidades especiais (PNE), nos termos do § 5º do art. 16 da Lei Federal nº 11.788/2008, cuja ocupação considerará as competências e necessidades especiais do estagiário, as atividades e necessidades próprias das unidades organizacionais, sendo que as vagas que eventualmente não forem preenchidas por tais candidatos serão destinadas à ampla concorrência, observada a ordem geral de classificação DO ESTÁGIO 2.1. O estudante de nível médio e de educação profissional terá carga horária de 5 (cinco) horas diárias e 25 (vinte) horas semanais; o estudante de nível superior, incluindo graduação e pós-graduação, terá carga horária de 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais. 2.2. O estagiário fará jus ao recebimento de auxílio-transporte, no valor de R$ 6,60 (seis reais e sessenta centavos), por dia efetivamente estagiado. 2.3. O valor da bolsa-auxílio mensal será de R$ 845,24 (oitocentos e quarenta e cinco reais e vinte e quatro centavos) para nível médio e técnico; R$ 1.050,84 (mil e cinquenta reais e oitenta e quatro centavos) para nível superior de graduação e tecnologia; e de R$ 2.132,14 (dois mil, cento e trinta e dois reais e quatorze centavos) para nível superior de pós-graduação. 2.4.. O período de estágio não excederá a 2 (dois) anos, exceto quando se tratar de estagiário portador de necessidades especiais. 3. DAS INSCRIÇÕES 3.1. As inscrições serão gratuitas e deverão ser efetuadas exclusivamente via Internet. 3.2. Para se inscrever o candidato deverá preencher o Formulário Eletrônico de Inscrição disponível no endereço eletrônico https://www.tjpr.jus.br/cargosem-comissao-estagios-e-servico-voluntario, na aba "Procedimento Seletivo de Estudantes". 3.3. As inscrições estarão disponíveis do 7º (sétimo) ao 10º (décimo) dia, contados a partir da publicação deste edital no Diário da Justiça Eletrônico, endereço eletrônico https://www.tjpr.jus.br/diario-da-justica, . O candidato portador de necessidades especiais deverá declarar essa condição no ato de inscrição, nos termos e definições do Decreto Federal nº 3.298/1999, especificando a sua deficiência, bem como anexar cópia legível do laudo médico, expedido no prazo máximo de 90 (noventa) dias antes do término do período de inscrições, do qual conste expressa referência ao código correspondente da classificação internacional de doenças - CID, bem como a provável causa da deficiência, contendo a assinatura e o carimbo do CRM do médico. 4. DAS PROVAS 4.1. O instrumento de seleção compreenderá duas fase(s), compostas por: a) prova com 20 questões objetivas ; b) prova com 02 questões subjetivas seguida de entrevista com a autoridade solicitante, conforme Art. 14 do Decreto Judiciário 1162/2015, conforme conteúdo programático constante no ANEXO I. 4.2. A data e o horário de aplicação das provas serão divulgados através de edital de ensalamento com, no mínimo, 5 (cinco) dias de antecedência. 4.3. As provas possuem caráter eliminatório e classificatório 5. DA CLASSIFICAÇÃO 5.1. A classificação considerará os candidatos que obtiverem pontuação igual ou superior a 60 (sessenta) pontos, ou seja, 60% (sessenta por cento) de aproveitamento total da prova escrita e limitada ao número previsto para a formação do cadastro de reserva nos termos do item 1.2, observada a reserva de vagas prevista no item 1.5. 5.2. O Edital de Classificação dos candidatos será publicado no Diário de Justiça Eletrônico (e-DJ) e divulgado no sítio eletrônico do TJPR, contendo a ordem de classificação, o número de inscrição, o nome completo do candidato e a nota da prova escrita.DA CONVOCAÇÃO PARA ENTREVISTA E CLASSIFICAÇÃO FINAL 6.1. Todos os estudantes classificados serão convocados, segundo a ordem de classificação, para entrevista, com a autoridade solicitante, ou a quem ele delegar, que analisará exclusivamente a aptidão do candidato para a vaga, conforme as demandas da unidade, o perfil acadêmico desejado e o percentual mencionado no item 1.5. 6.2 DOS REQUISITOS PARA ADMISSÃO 7.1. Matrícula e frequência regular do educando em curso, presencial ou à distância, de ensino médio (regular e por blocos) ou na educação de jovens e adultos (EJA), de educação profissional (técnico), de graduação/tecnologia e de pós-graduação, atestadas pela instituição de ensino. 7.2. Compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estágio e aquelas previstas no termo de compromisso. 7.3. Estrita correlação do nível da vaga de estágio não obrigatório com a modalidade, a área e o nível de ensino cursado pelo candidato ao estágio. 7.4. Celebração de termo de compromisso entre o educando, a parte concedente do estágio e a instituição de ensino. 8. DO CHAMAMENTO PARA ADMISSÃO 8.1. A unidade requisitante do procedimento seletivo será responsável pelo chamamento para admissão do(s) candidato(s) aprovados, obedecida a ordem de classificação, através de telefone e por meio de mensagem encaminhada ao correio eletrônico (e-mail) cadastrado pelo candidato no momento da inscrição. 8.1.1. É de responsabilidade do candidato fornecer, no ato da inscrição, no campo apropriado, correio eletrônico (e-mail) válido, o qual será utilizado para o chamamento e assinatura do termo de compromisso de estágio. 1.5. 8.4. Quando do atendimento ao chamamento para admissão, para a assinatura do termo de compromisso de estágio, o candidato deverá apresentar cópia dos seguintes documentos para inclusão, pela chefia imediata, no sistema Hércules: 8.4.1. Declaração original de matrícula e frequência, aceita somente no prazo de 30 (trinta) dias contados da data de sua emissão. 8.4.2. Cópia do RG e do CPF. 8.4.3. Cópia do comprovante de residência. 8.4.4. Certidão negativa de antecedentes criminais, excetuando-se para os menores de 18 anos. As certidões devem ser emitidas pelos órgãos com jurisdição (somente Ofícios Distribuidores) sobre o domicílio do estudante, sendo aceitas somente no prazo de 30 (trinta) dias contados da data de sua emissão. 8.4.5. Declaração escrita de não se enquadrar nas causas de impedimento previstas no Regulamento do Programa de Estágios no Poder Judiciário do Estado do Paraná. 8.4.6. Fotografia digital colorida e atualizada, sem data, em arquivo de imagem, para a confecção de crachá de identificação. 8.4.7. O candidato portador de necessidade especial aprovado deverá apresentar a via original do laudo médico comprobatório, objetivando verificar se a deficiência se enquadra nos termos do art. 4.º do Decreto Federal nº 3.298/1999. 9.2. A realização de estágio não criará vínculo empregatício de qualquer natureza entre o estagiário e o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. 9.3. Não poderão ser admitidos os candidatos que realizam estágio em outro órgão público ou empresa privada, salvo se houver prévio desligamento. 9.4. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar todos os atos, os editais e os comunicados referentes a este procedimento seletivo que sejam publicados no sítio eletrônico do TJPR. 9.5. A aprovação e classificação geram ao candidato apenas a expectativa de contratação. O TJPR se reserva o direito de proceder às contratações em quantidade que atendam às necessidades do serviço, de acordo com a disponibilidade orçamentária e as vagas existentes. 9.6. Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria-Geral do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

Curitiba, 02 de Fevereiro de 2017. 

MARCO AURÉLIO LOPES PODGURSKI Diretor do Departamento de Gestão de Recursos Humanos

*  LEIA O EDITAL COMPLETO NO SITE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA *

ROLÂNDIA: VEREADO EUGÊNIO SERPELONI DÁ ENTREVISTA NA RÁDIO LÍDER

O vereador Eugênio Serpeloni  concedeu uma entrevista hoje ao programa do Guilherme Spanguemberg  da Rádio Líder para explicar a gravação feita de forma anônima onde aparece uma fala dele a respeito da indicação de dois cargos "fraquinhos". Eugênio voltou a afirmar o que havia dito ao Blog do Farina. Que os cargos em questão são da Câmara Municipal em um total de 8. Segundo se ouviu na entrevista Eugênio indicou dois cargos  e os outros membros da mesa indicaram os outros 6. Disse que não indicou cargos junto ao executivo pois estes são prerrogativa apenas do prefeito. Com relação aos cargos de administradores dos distritos a comunidade  apresentou uma lista de 4 nomes e o  prefeito escolheu um. Daqui a pouco um vídeo com o resumo da entrevista.