JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

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ROLANDIA E O NORTE DO PARANÁ

terça-feira, 15 de maio de 2018

PEDÁGIO NO PARANÁ DÁ LUCRO GIGANTESCO

VÍDEO

GOVERNADORA DO PARANÁ QUER REDUZIR TARIFA DO PEDÁGIO EM 50%

www.fabiocampana. com.br

Cida quer tarifa de pedágio 

50% mais barata no Paraná

quinta-feira, 10 de Maio de 2018 – 

Nesta quarta-feira, 9, em Brasília, a governadora Cida Borghetti defendeu a realização de audiências públicas em todas as regiões do Paraná para construir um novo modelo de concessão das rodovias federais, que alie mais obras e reduza as tarifas para um valor 50% mais baixo que os atuais. “Objetivo é a redução, em média, de 50% das tarifas atuais com a execução de mais obras, em especial, duplicações”, disse ela durante reunião com o ministro dos Transporte, Valter Casimiro.

Segundo a governadora, a renovação dos atuais contratos está descartada e é preciso debater qual o modelo a ser adotado. “Nossa população, nosso setor produtivo, enfim, nós paranaenses que temos que liderar esse processo e decidir sobre o assunto. Queremos rodovias melhores, mais seguras e com custo mais baixo para o usuário”, acrescentou a governadora.

Cida Borghetti pediu ao ministro uma nova delegação das rodovias federais que formam o Anel de Integração e acordaram que o Estado e a União vão discutir em conjunto um novo modelo de concessão das estradas.

Cida disse que o Paraná quer ser protagonista na construção dos futuros processos de concessão e solicitou formalmente ao Ministério dos Transportes uma nova delegação das rodovias federais. “Os paranaenses conhecem a realidade e sabem das necessidades de cada região. O debate tem que ser feito no Estado. Aprendemos com o pedágio criado há duas décadas e sabemos onde precisamos agir. As contribuições da sociedade serão fundamentais neste trabalho”, disse ela.

O ministro dos Transportes disse que o governo federal está aberto a debater esta questão com todos os órgãos envolvidos no processo, inclusive o Tribunal de Contas da União (TCU). Ele afirmou que por princípio é favorável à delegação das rodovias aos estados porque os processos licitatórios são mais rápidos. “Geralmente os estados têm mais agilidade nas concessões que o Governo Federal. Estamos dispostos a evoluir nessas tratativas”, disse.

DIÁLOGO – O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion, disse que, a partir do diálogo aberto com o ministro, haverá reuniões entre o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) e técnicos do Ministério dos Transportes para tratar do processo de concessão. O objetivo, segundo ele, é criar um modelo para o País. “Não abrimos mão de definir o futuro das concessões no Paraná”, reforçou Lupion.

Dos 2,5 mil quilômetros de rodovias que formam o Anel de Integração, cerca de 1,8 mil quilômetros são federais delegadas ao Estado. Os contratos de concessão iniciados no fim da década de 90 se encerram em 2021.

DEPUTADO TURINI DENUNCIA INJUSTIÇA DO PEDÁGIO NO PARANÁ

Duplicação da BR 376 deixa de fora

90 km, que vão ficar em pista simples

Pelo menos 90 quilômetros da BR 376, entre Apucarana e Ponta Grossa, não estão incluídos no projeto de duplicação da Rodovia do Café e vão permanecer com pista simples. A informação oficial foi repassada pelo governo do Estado ao deputado estadual Tercilio Turini, em resposta a pedido de informações que apresentou na Assembleia Legislativa do Paraná.

“É um absurdo. São 20 anos de cobrança de pedágio, uma das tarifas mais caras do País. A receita da concessionária (CCR Rodonorte) chega a R$ 7 bilhões no período, isso pelos dados do governo. O Programa de Exploração Rodoviária estabelecia a duplicação completa da BR 376, a principal ligação entre o Norte e outras regiões do Estado a Curitiba, litoral e Porto de Paranaguá. Os paranaenses não podem aceitar mais um prejuízo nesses contratos de pedágio”, destaca o deputado.

Tercilio Turini chama atenção para a resposta ao questionamento se existe perspectiva de conclusão da obra completa: “Em relação aos segmentos em pista simples, não há previsão de incluí-los no Programa de Concessão que se encerra em 2021, na etapa Duplicação. Tal inclusão requer o aporte de mais investimento do que está previsto no Programa vigente (Lote 5), sendo que o impacto deste montante, demandaria incremento da tarifa de pedágio ou prorrogação do Contrato de Concessão” – diz o documento.

O governo informa que dos 244,2 quilômetros entre Apucarana e Ponta Grossa, devem ser duplicados 154,2 km. Até agora, foram concluídos 32,9 Km. Outros 54,9 km estão em execução, com perspectiva de conclusão em 2019, e mais 66,4 Km tem previsão de início em 2018 e término no ano que vem. “São informações oficiais e tomara que os prazos sejam cumpridos, embora tenha dúvidas se haverá tempo hábil”, afirma o deputado.

Para Tercilio, a retirada de 90 quilômetros do projeto de duplicação da BR 376 é mais um motivo para a sociedade organizada e todos os paranaenses rejeitarem qualquer iniciativa de prorrogação ou renovação das atuais concessões de rodovias. “Os contratos são benéficos apenas para as concessionárias. O Paraná precisa de nova licitação, com tarifas bem mais baratas e efetiva execução das obras”, defende.

Foto: Agência Estadual de Notícias

NOTA DE FALECIMENTO ROLÂNDIA 15/05/18

NOTA DE FALECIMENTO

É com muito pesar que comunicamos o falecimento do Rony Jorge Leonel, morador de Rolândia.

Ele estava internado no Hospital João de Freitas em Arapongas.

Ainda não temos informações sobre velório e do sepultamento.

Nossos sentimentos aos familiares e amigos!

RÁDIO CULTURA DE ROLÂNDIA


MAIS UM VÍDEO DE CASA ABANDONADA HISTÓRICA EM SANTA CATARINA

ROLÂNDIA: COMUNICADO AOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS

Olá servidor público municipal!
Hoje reunimos (todos os vereadores) com o Prefeito e Secretários de Finanças e da Administração, onde nos foi comunicado sobre algumas medidas administrativas para reduzir o índice de gasto com a folha de pagamento. Medidas estas que, se aprovadas irão impactar nos salários dos servidores públicos do município de todas as áreas/setores; desde a redução de valores de Funções Gratificadas, Incentivos, tais como PMAQ, exoneração servidores ocupantes de Cargos em Comissão e Unificação de Secretarias, entre outros. 
Posteriormente, houve outra reunião com servidores da Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social onde também foi debatido o mesmo assunto. 
Durante ambas as reuniões, tanto o prefeito como e os secretários garantiram que não haverá alteração no adicional de insalubridade. 
Ressalto ainda que somente o Projeto de Lei Complementar nº 02/2018, constante de pauta da Sessão Ordinária de ontem (14/05) será analisado nas Comissões Permanentes na próxima quinta feira, dia 17/05. 
Os outros 06 (seis) Projetos que foram explanados hoje pelo Executivo, inclusive referente ao PMAQ ainda não foram encaminhados à Câmara de Vereadores.
Desta forma, destaco que tais projetos não serão discutidos nas Comissões Permanentes da próxima quinta-feira (17/05) e também não serão discutidos e votados na próxima Sessão Ordinária (21/05), tendo em vista que para iniciar a tramitação (discussão nas comissões e votação em plenário) na Câmara os referidos precisam ser protocolados, situação que não ocorreu e, caso seja encaminhados esta semana, os projetos deverão ser lidos na Sessão Ordinária do dia 21/05 e posteriormente ser discutidos nas Comissões Permanentes do dia 24/05. 
O referido esclarecimento se faz necessário em razão dos inúmeros questionamentos dos servidores, preocupados com possíveis prejuízos em seus vencimentos, carreiras etc. 
Finalizando, comunico que, caso estes projetos sejam encaminhados haverá uma ampla discussão e análise por parte do Legislativo. 
Sendo o que tinha para o momento, coloco-me a disposição. 
Atenciosamente,

Vereador João Ardigo