JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER
quinta-feira, 23 de agosto de 2018
MINISTÉRIO PÚBLICO IMPUGNA CANDIDATURAS NO PARANÁ
FOLHA DE LONDRINA
Curitiba - O MPE (Ministério Público Eleitoral) no Paraná ajuizou na tarde de ontem 48 ações de impugnação ao registro de candidaturas, incluindo seis ações de impugnação de DRAP (Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários). Entre os pedidos estão os do ex-governador Beto Richa (PSDB-PR), que disputa o Senado, dos deputados federais Ricardo Barros (PP-PR) e Barbosa Neto (PDT-PR), do deputado estadual Nereu Moura (MDB-PR) e do ex-vereador de Londrina Boca Aberta (Pros-PR). As razões para a contestação incluem falta de comprovação de filiação partidária à sigla pela qual pretendem concorrer e condenações transitadas em julgado.
No caso de Beto, a alegação é de que ele encontra-se inelegível, uma vez que foi condenado na ação popular relativa à "parada técnica" que fez em Paris durante viagem oficial em 2015. A decisão colegiada foi proferida pela 4ª Câmara Cível do TJ (Tribunal de Justiça), que no dia 7 de agosto obrigou o tucano a restituir os valores dispendidos pelo erário para o custeio da hospedagem em um hotel de luxo na capital francesa. Conforme o MPE, essa situação configura "ato doloso de improbidade administrativa que importa lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito".
Barros, por sua vez, foi citado devido à realização de doação eleitoral acima do limite legal, reconhecida por uma decisão transitada em julgado em 15 de janeiro de 2016 pelo Juízo da 66ª Zona Eleitoral do Paraná. "Em 2014, ano-calendário 2013, a sociedade empresária MBR Locação de Veículos LTDA declarou à Receita Federal, a título de receita bruta, o valor de R$ 0,00. Contudo, no pleito eleitoral de 2014, houve doação, pela empresa, em favor da campanha eleitoral de Maria Victoria Borghetti Barros no valor estimado de R$ 5.440,00", diz o MPE. Victoria é deputada estadual e filha de Ricardo.
Já Moura foi condenado à pena de suspensão de seus direitos políticos pelo período de dez anos, por decisão colegiada da 4ª Câmara Cível do TJ em 19 de junho de 2018. A acusação de prática de atos dolosos de improbidade administrativa remete aos anos de 2000 e 2001, quando o emedebista era líder de governo na AL (Assembleia Legislativa). Ele teria se aproveitado da função para manter servidores nomeados sem trabalhar. A assessoria de imprensa do parlamentar lembrou, contudo, que o vice-presidente do TJ, desembargador Arquelau Araújo Ribas, reformou a decisão na sequência, inocentando o deputado e permitindo que ele participe normalmente das eleições.
Barbosa e Boca Aberta
Barbosa Neto teve seu mandato de prefeito de Londrina cassado em 30 de julho de 2012, em razão de infração político-administrativa, conforme decisão do plenário da Câmera Municipal. Por fim, o ex-vereador Emerson Miguel Petriv, o Boca Aberta, também teve seu mandato cassado. Segundo o decreto legislativo 257, de 15 de outubro de 2017, ele cometeu "infração ética parlamentar", após ter feito uma vaquinha virtual para pagar uma multa eleitoral. A lista completa dos pedidos de impugnação está disponível no site do MPF (Ministério Público Federal) no Paraná. Ambos tiveram os mandatos cassados pela Câmara Municipal de Londrina em 2012 e 2017, respectivamente, e lançaram as candidaturas para deputado federal com base em decisões da Justiça.
Mariana Franco Ramos
Reportagem Local
quarta-feira, 22 de agosto de 2018
ROLÂNDIA NA FOLHA DE LONDRINA ( NOVO PÁTIO TRENS )
Rolândia - Um pátio de manobras para os trens que passam diariamente por Rolândia (Região Metropolitana de Londrina) começa a funcionar nesta quinta-feira (23), atrás da empresa Selmi, no Parque Industrial Barra Grande. Com a inauguração da obra, o tempo de espera de veículos para a travessia da linha férrea deverá ser reduzido na confluência das avenidas Ayrton Rodrigues Alves e Presidente Vargas e rua Miguel Liogi, na região central.
"De manhã, entre 7h30 e 8h, a fila de carros para atravessar a linha enquanto os trens fazem manobra passa de um quilômetro. Reclamação é o que mais tem", comenta o marceneiro Ademir Aparecido Lima, que trabalha na avenida Presidente Vargas.
A obra do pátio custou R$ 2,434 milhões e foi executada pela Castilho Engenharia, de Curitiba. os recursos são do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Segundo o prefeito de Rolândia, Luiz Francisconi Neto (PSDB), a entrega foi antecipada em um mês. A solenidade de inauguração será nesta quinta, no gabinete do prefeito às 10h, seguida do descerramento da fita simbólica no local.
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A conclusão do pátio de manobras é um passo para o andamento da obra de transposição da linha férrea no trecho das avenidas Castro Alves, Ayrton Rodrigues Alves e Presidente Vargas. "Essa é a maior reivindicação antiga da população, de cerca de dez anos. Ano passado conseguimos viabilizar os recursos junto ao governo federal, através do Dnit. Essa obra não corre o risco de parar na metade por falta de recursos", garante o prefeito. O orçamento total é de R$ 12 milhões e os recursos, segundo Francisconi, já foram liberados. O prazo para a conclusão é março de 2019.
A conclusão do pátio de manobras é um passo para o andamento da obra de transposição da linha férrea
SEGURANÇA
A primeira fase da obra foi a desapropriação no entorno da linha férrea, concluída no final de 2017. Já no início deste ano, o projeto inicial sofreu algumas modificações pela presença de adutoras da Sanepar. A FOLHA esteve no local em julho, acompanhando o início dos trabalhos da companhia de saneamento.
Segundo o prefeito, a obra agora corre dentro do cronograma e até a conclusão os motoristas e ciclistas devem buscar rotas alternativas. "A transposição elimina o problema de espera para travessia e, o mais importante, traz segurança à população. A trincheira vai trazer solução para tudo isso, mas enquanto as obras estão em andamento, a orientação é que todos tenham atenção redobrada naquela região", ressalta.
A dona de casa Maria de Fátima Verginio, que atravessa a linha todos os dias de bicicleta, comenta que é comum aguardar cerca de meia hora para chegar ao outro lado da rua. "Tem gente que não aguenta esperar e pula os vagões. Eu não tenho coragem porque é muito perigoso. Não vejo a hora dessa obra ficar pronta", diz.
O caminhoneiro Célio dos Santos também aguarda confiante. Ele faz o transporte de adubo e atravessa o centro de Rolândia diariamente. "Chego a passar por aqui umas três vezes ao dia. Imagine se toda vez eu ficar esperando mais de 30 minutos para atravessar, como já aconteceu. É uma hora perdida a cada dia. Se realmente esse projeto sair do papel, vai ficar muito bom", diz.
DNIT
A assessoria do DNIT confirmou que a previsão para conclusão das obras da passagem inferior férrea é no primeiro semestre de 2019. "Com os serviços de liberação da faixa de domínio e remanejamento dos serviços públicos (água e telefonia) executados, foi possível realizar também o desvio ferroviário que atualmente está em funcionamento. A atual fase das obras é a execução da passagem inferior (obra de concreto) com a confecção das armaduras (de aço) tendo suas fundações já demarcadas para início de execução das estacas de sustentação", detalhou a assessoria, em nota enviada à FOLHA.
TRANSPORTE
Também por meio da assessoria, a Rumo Logísticas (que detém a concessão ferroviária) informou que passam pela região oito trens diariamente, transportando grãos, açúcar, contêiner, combustível e cimento. Ainda segundo assessoria, o novo pátio de manobras "contribuirá de forma significativa para redução de conflitos entre a operação ferroviária e o município de Rolândia".
Micaela Orikasa
Reportagem Local
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