JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

domingo, 29 de setembro de 2013

Aluguel de bicicletas no Igapó Londrina

Aluguel de bicicletas no Igapó atinge marca de 9 mil locações

Empreendedor conta como implantou o serviço na cidade e comemora a boa aceitação do público

Mariana Polli - Equipe Bonde
É ainda na infância que muitas pessoas conhecem o prazer de pedalar. O engenheiro eletricista Rafael Sanches Freitas da Silva, 28 anos, redescobriu a sensação de andar de bicicleta numa viagem que realizou com a esposa a Paris e a Londres. "Foi como voltar no tempo, me senti adolescente de novo", conta. Quando voltou ao Brasil, comprou uma bike para andar aqui, mas seus amigos não podiam acompanhá-lo por não terem uma ‘magrela’. "Comecei a pensar: alguém poderia alugar bicicletas aqui também. Por que não eu?". 

Silva usou o espírito empreendedor que desenvolveu quando trabalhou como agente local de inovação no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e resolveu montar o próprio negócio: a Bike in Box, há um ano localizada às margens do Lago Igapó. A empresa, montada dentro de um contêiner, conta hoje com 30 bicicletas. 

Segundo o empresário, as bikes, alugadas a R$7,00 a hora, são voltadas para o lazer e para a atividade física de média intensidade. "As bicicletas são todas iguais e seguem o padrão europeu, com rodas grandes e quadro rebaixado, visando o conforto e a facilidade de subir e descer", descreve. Depois que alguns pais passaram a buscar o serviço com os filhos, Silva adquiriu cadeirinhas para as crianças, que suportam até 15 quilos. "O legal é que o passeio de bicicleta também está reunindo famílias numa atividade saudável ao ar livre". 

Com mais de nove mil locações registradas, Silva afirma que a procura dos londrinenses tem sido bastante satisfatória. Por isso, ele já pensa em aumentar o número de bicicletas. "Muitas pessoas gostaram da ideia. Ao invés de pagar quase mil reais, por exemplo, numa bicicleta que será pouco utilizada, as pessoas têm a opção de alugar quando realmente precisam e, com isso, não se preocupam também com manutenção e local para guardar", diz. 

Com a crescente adesão do público, o empreendedor conseguiu um patrocínio que possibilitou, segundo ele, manter os preços acessíveis e a viabilidade do negócio. A marca anunciante enxergou no serviço novo na cidade uma possibilidade de divulgação. "Os valores que a empresa quis ressaltar com este patrocínio foram a qualidade de vida e a sustentabilidade. Porque estamos incentivando a prática de atividade física e um meio de transporte sem poluentes", contou a supervisora do departamento de marketing da Yticon, Renata Miranda Sarmento. Com a parceria, as bikes mudaram de cor e agora são todas alaranjadas. "Elas ficaram mais visíveis e seguras. Até aumentou o movimento por conta disso", relata Rafael da Silva. 

O aposentado Luiz Panhoca Neto tem 69 anos e é um dos primeiros clientes do aluguel de bicicletas. Três vezes por semana, ele pedala 40 minutos. "O serviço traz bastante comodidade para mim. Moro em apartamento e é complicado guardar bicicleta lá. Então, venho aqui no lago sem preocupações em transportar a bike e faço minha atividade física com tranquilidade", relata. 

A enfermeira Romilda Aparecida Borges, 37 anos, também aprovou o serviço e, aos finais de semana, reúne a família nos passeios. "Facilita a prática de esporte e o lazer com as crianças", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário