JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

INTERNET GRATUITA NO PARANÁ

Norte Pioneiro na rota do Cidades Digitais

Seis cidades da região estão cadastradas ao projeto do Ministério das Comunicações; iniciativas municipais já garantem internet gratuita em algumas localidades

Em Santa Mariana, internet gratuita já é realidade há um ano; investimento mensal do município para manter o sinal é de R$ 230
 
Santo Antônio da Platina - Seis cidades do Norte Pioneiro estão inscritas no projeto Cidades Digitais do Ministério das Comunicações que prevê investimentos na instalação de redes de fibra óptica que interligam órgãos municipais e oferecem pontos de acesso de internet livre em espaços públicos. Bandeirantes, Ibaiti, Jacarezinho, Jaguariaíva, Santa Cecília do Pavão e Santo Antônio da Platina foram contempladas pelo projeto em 2013, mas até agora não estão com o serviço funcionando.

A técnica em informática da prefeitura de Santo Antônio da Platina, Patricia Toledo Pimenta, explica que a expectativa é que o projeto comece a funcionar ainda neste ano. "Em dezembro nós recebemos a visita da empresa que ganhou a licitação e vai executar o serviço, assim que o Ministério aprovar a obra começa a ser executada", afirma. De acordo com ela, inicialmente a proposta previa instalação de internet em 35 pontos da cidade, mas apenas 21 vão ser contemplados, sendo que três deles serão instalados em praças públicas e disponibilizados para uso da população.

"Serão beneficiadas três praças em diferentes regiões. Os prédios da administração municipal vão usar os outros pontos", complementa. De acordo com ela, todas as secretarias, unidades de saúde e serviços municipais ficarão integrados. "Nós já temos a integração da internet em todos os pontos, mas quando o projeto começar a funcionar, vamos economizar recursos que poderão ser empregados em outras áreas", justifica.

Em Jaguariaíva a situação é semelhante, o município aguarda a finalização das obras para que a integração da rede de internet entre os prédios públicos seja realmente efetivada. O projeto deve começar a funcionar em breve, conforme o coordenador do programa Cidades Digitais no município, Pedro Orbones Holtz. "A empresa que vai implantar o sistema já fez o estudo e levantou os pontos de acesso à internet, mas há muita burocracia e isso atrasa o processo", afirma.

Além dos prédios públicos, três praças terão sinal gratuito de internet. Conforme Holtz, a interligação da rede de dados vai ainda possibilitar a instalação futura de câmeras de vigilância na cidade. "As pessoas serão beneficiadas, mas elas precisam contribuir pagando seus impostos", afirma. De acordo com ele, com os prédios públicos ligados pela rede, a prefeitura vai economizar em telefonia e as pessoas poderão solicitar serviços pela internet. "Haverá a possibilidade de agendar consultas médicas on-line, por exemplo", comenta. Para atender as pessoas que não sabem usar a internet, mas já querem se preparar para quando as praças públicas disponibilizarem sinal da rede, o município está oferecendo curso de internet. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 13 de fevereiro, mais informações com o Pedro pelo telefone (43) 3535-1200.

Para facilitar a interação com o munícipe, possibilitar melhoria da comunicação entre as secretarias e permitir que o usuário tenha acesso a serviços on-line, a prefeitura de Jacarezinho também se inscreveu no projeto Cidades Digitais do Ministério das Comunicações. O secretário de Planejamento, Vicente Estanislau Ribeiro, afirma que o investimento do Governo Federal na cidade será de R$ 700 mil e que serão implementados 19 pontos de internet para uso da administração municipal. "Teremos 17 km de fibras ópticas e tivemos que priorizar as secretarias, mas a rodoviária e o Centro de Eventos também vão receber o sinal", afirma. Como nas demais cidades, em Jacarezinho o projeto ainda não está em funcionamento, mas deve iniciar as atividades ainda neste ano.

A população não será contemplada com pontos de internet gratuita em praças, mas em Jacarezinho uma iniciativa municipal oferece o serviço em área pública. "Há cerca de um ano disponibilizamos o sinal gratuito de internet na Praça Rui Barbosa, que fica em frente à Secretaria Municipal de Educação", afirma. Conforme ele, a demanda surgiu dos próprios munícipes que pediam o acesso gratuito. "Resolvemos implementar porque para nós o custo é muito baixo, a nossa única preocupação é o acesso de sites proibidos, já que não temos o controle do conteúdo acessado pelos usuários", aponta.
Michelle Aligleri
Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário