JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

IAP NOTIFICA PREFEITURA SOBRE A DESTRUIÇÃO DO BOSQUE

ODIARIO.COM

  • IAP notifica Prefeitura de Londrina para explicar corte de árvores do Bosque Central

  • Juliana Leite
O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) notificou nesta sexta-feira (11) a Secretaria Municipal de Ambiente (Sema) de Londrina, Secretaria Municipal de Obras e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) para prestar esclarescimentos sobre o corte indevido de árvores do Bosque Central, realizado durante o período da manhã.
O coordenador do IAP em Londrina, Andrew Pinheiro, não quis comentar o assunto. Segundo informações da assessoria de imprensa do órgão, não houve solicitação para a retirada das 17 árvores nativas do local. Os representantes da prefeitura devem comparecer ao escritório regional do IAP na quarta, às 9h, para dar mais detalhes da ação.
Ainda assim, mesmo que se houvesse o pedido, seria necessário dar publicidade ao requerimento, conforme portaria 225 de outubro de 2011 do IAP. O pedido de autorização deveria ser publicado no Diário Oficial do Município e em jornais de circulação de Londrina.
Segundo nota encaminhada ao odiario.com, a situação está sendo apurada. "Antes de qualquer autuação é preciso que o órgão ambiental estadual apure todos os fatos e a responsabilidade dos cortes".
De acordo com o município, a retirada das árvores foi realizada no intuito de cumprir parte das recomendações do projeto do Ippul, que prevê a liberação da Rua Piauí e a revitalização da área.

Acervo Pessoal/Guto Rocha
IAP notifica Prefeitura de Londrina para explicar corte de árvores do Bosque Central. Guto Rocha
IAP quer explicações sobre o corte das árvores nativas
O secretário municipal do Ambiente, José Novaes Faraco, foi procurado pela reportagem de odiario.com para comentar sobre a notificação, mas estava com o celular desligado. Por volta das 16h, ele havia comentado que o corte foi feito atendendo ao pedido do Ippul. Ele não teria assinado o documento que dava autorização para o corte, mas sim um técnico da secretaria.
Já a presidente do Ippul, Regina Nabhan, e o secretário municipal de Obras, Bruno Morikawa, não atenderam as ligações. A informação é de que todos participavam de cerimônia de entrega das obras da região da rotatória do Moringão, na região central da cidade.
O corte das árvores gerou protestos e mobilizou a rede social Facebook. O jornalista Guto Rocha registrou a ação dos homens da Prefeitura de Londrina com suas motosserras e compartilhou as imagens com os usuários. Ele criticou a retirada das árvores e a abertura da Rua Piauí.
A vereadora Lenir de Assis (PT) também não ficou contente com a Prefeitura de Londrina. Ela comentou que cobrar dos órgãos ambientais uma postura sobre o caso. Lenir ainda afirmou que levaria o assunto para discussão na próxima sessão da Câmara Municipal, que ocorre também na quarta-feira devido ao Feriado de Proclamação da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário