JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

PARANÁ TEM PREJUÍZO COM A FALTA DE CHUVAS


FOLHAWEB

Safra do PR já registra quebra de 11,5%

Levantamento do Deral mostra prejuízo de R$ 1,52 bilhão provocado pela seca nas plantações de soja, milho e feijão
Marcos Zanutto
Previsão era que o Estado colhesse 7,4 milhões de toneladas de milho, mas a quantidade revista ficou em 6,4 milhões, uma redução de 14%
 
O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), divulgou ontem uma estimativa de quebra da safra de verão de 11,5% devido à estiagem. Mas o próprio Deral admite que o prejuízo pode se revelar maior no próximo levantamento a ser divulgado no final do mês. Produtores do Oeste do Paraná, entrevistados pela FOLHA na última terça-feira, apontaram perdas de até 60% das plantações. 

''Tem lavoura 100% perdida'', admite o diretor Geral do Deral, Otmar Hubner. Ele ressalta que o mapa do Iapar (ver ao lado) mostra regiões com até 60 milímetros de deficit hídrico. A seca começou em meados de novembro passado e as chuvas isoladas nos últimos dias não ajudaram a resolver o problema. 

Hubner diz que a Seab precisa ser ''moderada'' em seus números porque eles influenciam o mercado, fazendo os preços subirem ou descerem. Pela estimativa de ontem, o Estado já perdeu 2,55 milhões de toneladas de soja, milho e feijão, o que representa um prejuízo de R$ 1,52 bilhão. 

A atual estimativa de colheita da soja é de 12,73 milhões de toneladas. Pelo levantamento anterior, ela seria de 14,15 milhões de toneladas. A quebra neste caso é de 10%. Já em relação ao milho, a previsão era que o Paraná colheria 7,4 milhões de toneladas, quantidade revista para 6,4 milhões (quebra de 14%). Já o feijão tinha previsão de colheita de 430.637 toneladas. E agora o Deral espera 348 mil toneladas, uma redução de 19% (ver quadro). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário