JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

SOFRIMENTO CAUSA DOENÇAS

BONDENEWS

2012 -- 00h00

Especialistas alertam que sensação de sofrimento pode provocar doenças

Queda de cabelo além do normal, manchas na pele, sudorese, dor de estômago, mal estar. Esses são apenas alguns sintomas de pessoas que convivem com o estresse, que representa um sinal do organismo de que algo não vai bem. Especialistas afirmam que muitas vezes o corpo adoece movido por um sofrimento de origem psicológica e que é comum algumas pessoas precisarem adoecer para se conhecer melhor e então buscar ajuda. 

O endocrinologista e metabolista José Cervantes Loli, especialista em medicina psicossomática pela Sociedade Brasileira de Medicina Psicossomática de São Paulo, explica que o estresse é uma forma do corpo organizar cronicamente o sofrimento ao qual somos submetidos, seja de ordem emocional, social, profissional, entre outros. Segundo ele, o acúmulo de sensações de sofrimento contribui para o surgimento de doenças que podem ocorrer a longo prazo. 

''Os hormônios do estresse vão aumentando no organismo, como o glucagon, cortisol, GH, adrenalina, etc. Com isso há um aumento da glicemia e pode aparecer o diabetes, caso a pessoa tenha a genética para esta doença. E assim o corpo vai 'apitando' o sinal vermelho e comprometendo o metabolismo, elevando a pressão arterial, peso e vários metabólitos; triglicérides, colesterol, aumentando o risco para famosas doenças cardiovasculares'', diz. 

Para a medicina psicossomática, estar doente não é tão ruim assim, pois os indícios de doenças fazem com que cada pessoa tenha a possibilidade de evitar a chegada de problemas mais graves. Ainda segundo Cervantes, quando alguém anda 'atormentado emocionalmente' pode começar a apresentar doenças crônicas como gastrite nervosa, doenças da tireóide, artrites autoimunes, obesidade e até câncer. 

''O tempo todo ficamos expostos a estresse tanto físico quanto psíquico. Somos constantemente injuriados pelos excessos alimentares (principalmente doces, frituras, gorduras), sedentarismo, tabagismo e problemas relacionados a trabalho, família e dinheiro'', aponta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário