JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quinta-feira, 22 de março de 2012

UM CASO DE MENINGITE EM ROLÂNDIA


SECRETARIA DE SAÚDE DE ROLÂNDIA DIVULGA NOTA SOBRE CASO DE MENINGITE
Desde o último domingo (18), quando a Secretaria de Saúde foi notificada sobre um caso de meningite meningocócica em Rolândia, a Vigilância em Saúde começou a tomar todas as providências necessárias para o controle e prevenção da disseminação da doença.
A Vigilância epidemiológica do município seguiu todos os protocolos do Ministério da Saúde para conduzir corretamente o caso.
Foi realizado a quimioprofilaxia, (bloqueio), ou seja, medicação própria fornecida aos familiares e contatos íntimos e prolongados com o paciente, no caso, uma criança de 12 anos de idade.
Além da família, todas as crianças da sala de aula do garoto recebeu a visita da equipe de Vigilância em Saúde em suas residências (no domingo, segunda-feira) para orientação aos pais e entrega da medicação.
A medicação foi para conter a proliferação da bactéria, caso uma das crianças tenha sido a pessoa que transmitiu ao garoto que desenvolveu a doença.
Muitas são as causas de meningite. Algumas delas são mais fáceis de recuperar. Já houve casos de sucesso em casos de evolução boa para meningite. Infelizmente a bactéria causadora da meningite desta criança é bem grave.
Todas as informações corretas estão sendo disseminadas pelo setor de epidemiologia tanto para a população, profissionais de saúde, pais de alunos e outras pessoas.
Estado da criança: Até o fechamento desta matéria, o menor ainda está em estado grave, na UTI no Hospital Universitário em Londrina-PR. A família tem todo o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

2 comentários:

  1. Sou de Ctba, infelizmente soube que a criança faleceu. É muito triste saber disto. Minha noiva é prima da criança.

    ResponderExcluir