JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 15 de junho de 2012

FESTA DA CEREJEIRA EM APUCARANA - EU VOU

FOLHAWEB

Apucarana se veste de flores

Festa da Cerejeira acontece este final de semana, celebrando a culinária e a cultura orientais
Fotos: Marcos Zanuto
Cerca de 24 mil cerejeiras já enfeitam as ruas do município; primeiras árvores foram plantadas na década de 80
Para a comerciante Daniele Tikerpe, cidade ganha um colorido especial nesta época do ano
Apucarana - Conhecida como a terra dos bonés, Apucarana (Norte) está perto de ganhar mais um título. Se depender da comunidade japonesa local, em breve o município será identificado nacionalmente como a cidade das cerejeiras. Cerca de 24 mil árvores desta espécie já enfeitam as ruas e dão um colorido especial ao clima apucaranense. Neste final de semana a comunidade de toda a região é convidada a celebrar a temporada de floração que está se iniciando. A comemoração será marcada com a Festa da Cerejeira, que foi aberta na noite de ontem e prossegue até domingo. 

Promotora do evento, a Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea) estima um público de 40 mil pessoas durante o evento. ''Os visitantes poderão desfrutar da colunária típica japonesa nas barracas de alimentação, que servirão sushi, tempurá, udon, yakissoba e sashimi. Haverá ainda apresentações artísticas e dezenas de barracas comercializando desde produtos da cultura oriental, como origami, ikabana e bonsai, até concessionárias vendendo carros'', destaca o relações públicas da festa, Satio Kayukama. 

Segundo ele, as primeiras cerejeiras foram plantadas em Apucarana na década de 80 por pioneiros japoneses. ''Um grupo de colonizadores ficou encantado com a beleza das cerejeiras em uma visita a Campos do Jordão. Como Apucarana tem a mesma altitude e um clima parecido com a cidade do interior paulista, eles trouxeram mudas que foram se multiplicando ao longo dos anos'', explica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário