JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

PARAÍSO EM SANTA CATARINA - PRAIAS

BONDENEWS

Reprodução
Celso Ramos é um paraíso em destaque no litoral de SC
As praias de areias brancas e o mar de águas verdes são irresistíveis para quem deseja desfrutar de momentos de descontração e lazer
Localizada entre as badaladas praias de Florianópolis e Balneário Camboriú, uma antiga aldeia de pescadores vem atraindo a atenção de investidores e visitantes. Com população estimada em 13 mil habitantes, o município de Governador Celso Ramos é destaque entre as principais rotas turísticas do Sul do Brasil. 

O ar rústico encontrado na arquitetura de antigas construções locais, a receptividade dos moradores e a areia branca rodeada pelo mar de águas verdes são irresistíveis para quem deseja desfrutar de momentos de descontração e lazer no litoral catarinense.



Point para a prática de esportes de vela durante o ano inteiro, é no verão que Governador Celso Ramos mostra toda a imponência de suas praias diante dos milhares de turistas, com destaque para a praia de Palmas - que possui 3 km de extensão, é monitorada por salva-vidas, possui fácil acesso, mar calmo e translúcido. A praia é localizada em uma região privilegiada, em meio a hotéis, bares e restaurantes – com destaque para o restaurante Praia Clube de Palmas, localizado no loteamento Palmas do Arvoredo.

O cenário paradisíaco do município é completado pelas outras 22 belas praias próprias para a prática de atividades como passeios à beira-mar, mergulho, windsurf, jet ski e surf.

Entre os diferenciais do município e, consequentemente, fatores que determinam a preferência dos turistas pelas praias da região está a infraestrutura. A proximidade da capital de Santa Catarina (a cidade está localizada a 41 km de Florianópolis por vias rodoviárias e 15 km de distância pelo trajeto marítimo) e de cidades famosas pelo assédio turístico, como Balneário Camboriú, além dos dois acessos asfaltados e sinalizados, contam a favor de Governador Celso Ramos.

Reprodução


A rede hoteleira é um dos grandes atrativos da região, que além de hotéis e pousadas, conta resorts renomados no sul do país, que oferecem opções de hospedagem para todos os perfis de hóspedes: tanto para quem busca requinte e tranquilidade quanto para os que desejam simplicidade e contato direto com a natureza.

Apesar de pequeno, Governador Celso Ramos tem a disposição uma ampla rede de restaurantes, lanchonetes, farmácias, consultórios médicos e supermercados, que demonstram o amadurecimento do comércio local.

Cartão-postal

Não tem como falar em Governador Celso Ramos e deixar de lado um de seus principais pontos turísticos: a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, construída entre 1739 e 1744 e considerada uma das mais imponentes do país. Para conhecer é preciso pagar ingresso e o acesso só é possível por barco.

Ainda no quesito construções históricas, não podemos esquecer na igreja Nossa Senhora da Piedade, fundada em 1745 e tombada pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Herança da colonização açoriana, a igreja foi a primeira edificada em Santa Catarina utilizando óleo de baleia na argamassa.

Para os apreciadores de patrimônios naturais, a ilha da Reserva Biológica do Arvoredo é uma atração imperdível. Localizada em meio a Mata Atlântica, a reserva tem mais de 17 mil hectares ocupados por sítios arqueológicos e um verdadeiro santuário de espécies raras da fauna e da flora. Os mergulhadores de plantão encontram no local as condições perfeitas para admirar os golfinhos tucuxis (moradores ilustres do mar da região) e antigos naufrágios: a temperatura e visibilidade da água são consideradas ideais principalmente nos meses de janeiro a maio.

Próximo a Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim, encontra-se a Baía dos Golfinhos, que abriga cerca de 80 golfinhos e é uma APA - Área de Proteção Ambiental muito visitada por biólogos e turistas. Com suas águas calmas, a baía é o destino mais procurados por turistas que passeiam de escuna pela região de Governador Celso Ramos.

Gastronomia

Ao contrário do que muitos imaginam, a gastronomia de Governador Celso Ramos é variada, não ficando restrita aos pratos com base em frutos do mar – tradicional em cidades litorâneas.

Alguns pratos da gastronomia campeira também são encontrados em restaurantes da região - a exemplo da famosa galinha caipira com polenta, sucesso entre os visitantes. Os estabelecimentos também disponibilizam em seus menus uma extensa carta de vinhos contendo preciosidades de vinícolas das serras catarinense e gaúcha.

Entre os pratos mais apreciados pelos turistas estão o marisco Lambe-Lambe, - risoto preparado com mariscos na casca, a tainha assada na folha de bananeira, anchova grelhada, caldo de peixe e peixe frito com pirão preparado com farinha de mandioca.

Os restaurantes da região são famosos pela qualidade do serviço e o atendimento humanizado, atendendo turistas não apenas na alta temporada, e sim, em todas as estações do ano.

Principais praias

Palmas: uma das mais conhecidas e agitadas de Governador Celso Ramos, a praia de Palmas possui águas limpas – há dias em que o mar está quase transparente – e também ótimas para a prática do surf. É uma das mais badaladas da região e também uma das mais urbanizadas.

Reprodução


Armação da Piedade: com aproximadamente 150 metros de extensão, a praia da Armação da Piedade é uma das mais sossegadas da região, tendo como principais frequentadores famílias em busca de tranquilidade. O seu mar é próprio para os banhistas, com águas não muito agitadas.

Tinguá: a praia de Tinguá é um paraíso quase deserto, de mar calmo e indicada para um descanso em família. O acesso é difícil, feito apenas por trilhas ou de barco. Tinguá também é conhecida como a praia das celebridades de Governador Celso Ramos.

2 comentários:

  1. Prezado Farina

    Saudações.

    Acompanho diariamente o seu e outros blogs que municiam de notas o meu.

    Acompanhe-me, abraços, feliz ano novo. Parabéns pelo seu trabalho diversificado.


    Roberto J. Pugliese
    http://www.expressovidaexpresso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir