Incêndio provoca mais de cem mortes em boate no Rio Grande do Sul
Corpo de Bombeiros cita pelo menos 180 mortos e centenas de feridos durante uma festa universitária. Fogo teria começado após uso indevido de sinalizador; número pode aumentar
Os bombeiros já controlaram o incêndio, mas ainda faz o trabalho de rescaldo e reconhecimento de danos. Equipes no local dizem que a estrutura do prédio ficou destruída e corre risco de desabar. No local, era realizada uma festa universitária e a casa estava lotada com muitos jovens e adolescentes. Estima-se que mais de 2.000 pessoas estavam na boate.
"É preciso enfatizar que só temos estimativas, ainda não podemos confirmar nada, nem dar nomes", disse o Sargento Artur Rigue, do corpo de bombeiros de Santa Maria. "Temos cerca de 50 bombeiros trabalhando no local e as vítimas, algumas em estado grave, foram levadas para mais de 5 hospitais."
A maior parte dos feridos está sendo encaminhada ao Hospital Universitário de Santa Maria. Não há informações sobre quantas pessoas já foram socorridas no pronto-socorro. O hospital já estaria operando acima da sua capacidade e pede auxílio de vonluntários médicos e enfermeiros. Os casos mais graves estão sendo levados ao hospital de Porto Alegre.
O major Gerson da Rosa Ferreira, que está coordenando as operações da policia militar no local, disse durante coletiva que 180 corpos já foram identificados e o número de vítimas fatais será de pelo menos 200. As mortes foram causadas por asfixia e pisoteamento, informou ele.
O número pode aumentar já que corresponde apenas aos corpos que estão no ginásio municipal e não considera as vítimas que seguem na boate ou que foram levadas para os hospitais da região e morreram em atendimento.
Reconhecimento das vítimas
"Estamos apurando o número final de mortos, mas já afirmamos que será um número significativo. Existe uma esforço conjunto entre a Brigada Militar e os órgãos federais autuando para agiliar o final dos trabalhos", disse o major. "O reconhecimento dos corpos será feito por identificação visual já que muitas vítimas portavam documentos."
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os corpos das vítimas estão sendo levados para o ginásio do Centro Desportivo Municipal para reconhecimento. Mídias locais citam que os corpos são transportados em caminhões e levados ao ginásio.
Nesta manhã, algumas famílias desesperadas procuravam seus parentes entre as vítimas. "Pedimos que não sigam para o local da boate, porque a multidão já está atrapalhando nosso trabalho", instrui Rigue. "É melhor que os parentes se dirijam diretamente para os hospitais da cidade."
*com BBC, Reuters e AE
Nenhum comentário:
Postar um comentário