JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

domingo, 24 de março de 2013

Carnês do IPTU em Rolândia apresentam erros de cálculo


Rafael Fantin - Redação Bonde
Cerca de 30% dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) emitidos em Rolândia apresentam valores acima do que deveria ser cobrado. O problema ocorreu por causa da taxa de limpeza, que passou a ser calculada de acordo com a metragem dos imóveis. 

Segundo o secretário de Finanças, Horácio Negrão, entre 6 mil e 7 mil carnês foram emitidos com os valores errados devido a alteração na cobrança da taxa de limpeza, que tinha valor único até o ano passado. Na nova tabela, o valor cobrado é de no mínimo R$ 75,00 e no máximo R$ 250,00. 

De acordo com ele, a causa do equívoco ainda não foi esclarecida, mas o secretário suspeita de algum problema no lançamento dos cadastros ou no sistema que gera os boletos. "Os proprietários de apartamentos foram os principais prejudicados, já que o sistema calculou a taxa com base na metragem do prédio ao invés da unidade. Os carnês de imóveis mistos, como loja e sobreloja, também apresentaram valores acima pelo mesmo motivo", esclareceu Negrão. Em alguns casos, a diferença do valor cobrado é de até 100%. 

Para resolver o problema, a Secretaria de Finanças, com expediente entre as 12h e 18h, também passou a atender das 8h até as 11h. "Pela procura, acredito que o problema seja resolvido até a próxima semana. Se não, continuaremos com os atendimentos até a normalização", comentou. Os contribuintes que fizeram o pagamento dos carnês com erros de cálculo também devem procurar a Prefeitura de Rolândia para ressarcimento dos valores. 

Os contribuintes têm até o dia 28 para fazer o pagamento dos carnês com desconto. Ao todo, 26 mil boletos foram emitidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário