JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quinta-feira, 25 de abril de 2013

ESTATUETA "ROLAND" PARA CURTAS METRAGENS

ROLAND“, PARA O MELHOR FILME AMBIENTAL!

ATENÇÃO SETOR DE CULTURA DA PREFEITURA

TEXTO DANIEL - FOTO By  FARINA


Rolândia, a Babelsberg  Pé Vermelho?

O grande interesse dos meios de comunicação pelo projeto „CINE PAIOLZÃO“, o resgate da Era Aurea do Cinema em Rolândia e o enorme valor pedagógico que o „cinema“ poderia ter para as nossas escolas conduzem a uma experiência histórica: o “Studio Babelsberg“! É o estúdio de cinema mais antigo do mundo que surgiu na Alemanha em 1912 motivado pela preocupação com a preservação ambiental e a valorização humana. Centenas de filmes foram produzidos lá, incluindo clássicos como „Metrópolis“ (Fritz Lang) e „O Anjo Azul“ (Josef v. Sternberg), além de produções recentes como „Valkyrie“ com Tom Cruise e „O Leitor“ com Kate Winslet.

Rolândia, ainda preserva muito do passado e é divulgado através de uma estatueta de aproximadamente 25 cm do herói Roland presenteada à visitantes ilustres. Não seria interessante aproveitar esta estatueta para inspirar um tipo de "Oskar"?... Um "Roland" para premiar curtas de um "Festival de Cinema Ambiental"? Quem sabe até "astros do cinema nacional e internacional", poderiam fazer a entrega deste "Roland"?... 

Mas mais do que „festivais badalados“ surgem perspectivas pé no chão de produções locais, cinemas comunitários e parcerias de sucesso neste cenário global, como por exemplo o curta de 35 minutos „Das Crianças Ikpeng para o mundo“. Uma obra feita por cinegrafistas indígenas do Brasil com o apoio da Noruéga. 

Rolândia, vizinha de Londrina que já tem o seus tradicionais Festivais Internacionais de Teatro e Música, poderia através da 7ª arte“, o cinema, somar com seu potencial e atender necessidades tão procuradas de socialização, cultura, lazer, educação e intercâmbio com outras realidades. Que assim „regionalização e globalização... uma relação de igual para igual“ aconteçam de verdade!

PROGRAMAÇÃO DO CINE PAIOLZÃO:

Dia 28 de abril: curta indígena das crianças Ikpeng contando...
Dia 05 de maio: + curtas indígenas apresentados por Luis Mioto...
Dia 12 de maio: NO DIA DAS MÃES NÃO HAVERÁ SESSÃO 
Dia 19 de maio: aguardamos a sua sugestão!

Daniel  Steidle, 25-04-13

Nenhum comentário:

Postar um comentário