JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sábado, 4 de maio de 2013

POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL APREENDE 19 PASSAROS EM ROLANDIA.



Neste sábado, dia 05 de maio de 2013, por volta das 12hs30min, a equipe da Polícia Militar Ambiental do pelotão de Londrina, recebeu informação de que na cidade de Rolandia haviam diversos pássaros silvestres em situação irregular e que no local também acontecia a captura e venda ilegal destes animais.
Os policiais deslocaram-se a na rua Calil Menem, Jardim Califórnia e no endereço indicado localizaram um total de dezenove pássaros silvestres em cativeiro sendo que  nenhum deles tinha a documentação regularizada para a sua criação em cativeiro, constatando a denuncia de manter os pássaros apreendidos de forma ilegal.
Foram encontrados nove trinca ferro, um azulão, um Melro, quatro pássaro preto e três sabiá laranjeira, todas as aves em situação irregular, em cativeiro sem a devida legalização e autorização do órgão federal responsável que é o IBAMA e alguns com sinais de captura recente.
Não foi confirmada a denuncia de venda das aves, pois no momento da abordagem nenhuma pessoas comercializava animais,  mas foram encontrados e apreendidos três   alçapões destinados a captura criminosa de aves e quatro embalagens pequenas para transporte de aves, de modelo costumeiramente utilizado para transporte no trafico de animais silvestres.
Os policiais constataram que o responsável pelas aves já é reincidente neste tipo de crime ambiental, foi verificado que o homem de 53 anos de idade ainda constrói as embalagens apreendidas para transporte, o que reforça a possibilidade que a residência era utilizada para captura, comercio e trafico de aves silvestres.
Todas as aves possuem sinais de domesticação e serão encaminhadas para receberem cuidados veterinários ou de biólogo, as que apresentarem condições de soltura, imediatamente receberão a liberdade e as outras serão encaminhados um CETAS, ou outro local compatível para receberem os cuidados necessários e depois serem readaptadas para a vida silvestre.
Nossos Policiais Militares Ambientais agradecem as diversas informações recebidas e solicitamos que a comunidade sempre denuncie os crimes, para que a Polícia Militar Ambiental possa fazer as devidas apreensões e posterior reinserção dos animais na natureza e propiciar sua soltura.  
 É ordem direta do governador Beto Richa e de nosso comandante do BPMA, Sr. Tenente Coronel Chehade Elias Geha que as ações de proteção ambiental sejam intensificadas, e o meio ambiente seja protegido para as gerações futuras.
 Relembrando toda a sociedade, que todo cidadão pode ser um defensor da natureza e ajudar no combate aos crimes ambientais denunciando a qualquer hora, em todo o estado do Paraná os crimes ambientais através do telefone (43) 3341-7733, em Londrina e região.

Maiores detalhes estou à disposição no e-mail, ou telefone celular (43) 9991-9988.

       Capitão PM Ricardo Fardim Eguedis
Comandante da 2ª Cia de Polícia Ambiental
TEXTO E FOTO ELIANDRO PIVA ( JAPA )

Nenhum comentário:

Postar um comentário