JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Oktoberfest é cancelada em cidade do Paraná

Redação Bonde com assessoria de imprensa
Reunião realizada no final de semana culminou na decisão de não realizar neste ano a Oktoberfest oficial de Marechal Cândido Rondon (90 km a oeste de Cascavel). A reunião envolveu a administração municipal, representantes das entidades que vinham trabalhando na organização da festa (CTG, ACJC, JCI, Assemar e AABB) e representantes da Acimacar. 

Diversos fatores foram apresentados pelas entidades parceiras e pelo poder público municipal, que apontaram para a inviabilidade de continuar realizando a Oktoberfest nos moldes como vinha acontecendo. O primeiro deles foi o prejuízo que o evento deu às entidades organizadoras nas últimas edições. 
Outros fatores recentes que influenciaram na decisão foram a lei seca, a problemática envolvendo menores, e o efeito Santa Maria, que obrigaria uma série de cuidados de segurança adicionais. 

Aliado a tudo isso, mais um fator preponderante que pesou muito na decisão foi o desvirtuamento cultural do evento nos últimos anos. A realização de uma festa baseada apenas na comercialização de bebida alcoólica foi interpretada como sem sentido pela maioria dos participantes da reunião. A dificuldade de acesso das famílias devido à proibição da presença de crianças e adolescentes no ambiente da festa também foi apontada como fator desmotivador do evento nos moldes que vinha ocorrendo. 

Diante dos vários argumentos apresentados, a maioria entendeu ser prudente a não realização da Oktoberfest neste ano. O objetivo é parar por um ano e rediscutir a festa, visando construir um novo formato, retornando com o evento completamente reformulado e atraente em 2014, dentro de um planejamento que permita a realização de uma Oktoberfest atraente para o público e viável economicamente. 

Esta discussão deverá acontecer dentro de um fórum que será organizado pela administração municipal no mês de outubro, para discutir a Oktoberfest e todos os demais eventos oficiais de Marechal Cândido Rondon. "Será um momento de grande reflexão sobre a Oktoberfest, sobre a Expo Rondon, sobre as festas distritais e todos os demais eventos que temos no município. É a hora de todos os setores ligados a estes eventos sentarem e discutir um formato adequado e viável para cada um deles. O Poder Público vai aproveitar o período em que aconteceria a Oktoberfest para oportunizar esta reflexão sobre as nossas festas", destacou o Chefe de Gabinete da prefeitura, Lair José Bersch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário