JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

PREFEITURA VAI MANDAR CONTAR OS POMBOS EM LONDRINA

COMENTÁRIO DO FARINA ABAIXO


FOLHA DE LONDRINA

Prefeitura anuncia censo de pombos

Londrina – O secretário municipal do Ambiente, Cleuber Moraes Brito, anunciou ontem que pretende fornecer bolsas para estagiários da Universidade Estadual de Londrina (UEL) para que seja feito uma contagem de pombos na cidade. O censo ajudaria no planejamento das ações para tentar reduzir a superpopulação dessas aves. 

Esta não seria, no entanto, a primeira iniciativa do gênero. A primeira contagem realizada na cidade aconteceu entre 2004 e 2005 e registrou a existência de 230 mil pombos na cidade. O trabalho foi conduzido pelo biólogo e professor da UEL Mário Orsi. 

"Essa contagem precisa ter critério científico, caso contrário acontece a divulgação de números que não condizem com a realidade. Eu cheguei a escutar pessoas dizendo que a cidade teria 450 mil pombos, mas não dá para saber sem essa contagem", destacou Brito. 

A contagem não é a única estratégia da administração municipal na luta contra a superpopulação de pombos. Entre as ações está prevista também a orientação dos produtores rurais a respeito da armazenagem e transporte de grãos. Para isso, Brito pretende fazer reunião com representantes de entidades de classe do setor rural. 

Outra medida é a instalação de sinalização para orientar que as pessoas não alimentem as aves e a confecção de uma cartilha explicativa com dicas sobre como a proliferação dos pombos. 

Já o trabalho de poda das árvores e a limpeza dos espaços frequentados pelas aves serão mantidos. 

Repelente
Cleuber Brito também comentou sobre os testes com os reatores eletromagnéticos que estão em andamento na Praça Sete de Setembro, no centro, e no terminal de ônibus do Distrito de Irerê (zona sul). Segundo ele, na zona rural o resultado "foi 100%". "Lá as aves acabaram migrando para outras áreas, mas é preciso fazer o acompanhamento para saber para onde elas vão e se há casos de migração definitiva para outras áreas", advertiu. 

Com relação ao teste na Praça Sete de Setembro, o secretário lembrou que o prazo de duração do teste é de 30 dias e só depois disso será possível avaliar o resultado. "O aparelho em área aberta nunca havia sido testado e talvez tenha sofrido uma interferência", analisou. 

O professor Mário Orsi, que coordenou o primeiro censo de pombos, lembrou que as ações de controle populacional de pombos precisam ser tomadas em conjunto com outros municípios da região, sob risco de ser tornar ineficaz. Ele disse ainda que provavelmente a contagem supere 300 mil aves.
Vítor Ogawa - Reportagem Local

COMENTÁRIO: Ideia infeliz. Isso é impossível. Depois que você  conta um exemplar, logo em seguida ele voa para outra direção e vai ser contado novamente. Esse tipo de dúvida se faz por estimativa. Na hora em em elas estiverem assentadas para dormir  faz-se a  contagem em uma determinada área e depois multiplica-se pela área total. Esse é um trabalho para biológos... JOSÉ CARLOS FARINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário