JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

LONDRINA - CRIANÇAS têm AULA DE TREM e FERROVIA ANTIGA no MUSEU

FOLHA DE LONDRINA

Um bilhete, por favor!

Calçando pantufas de tecido para proteger o assoalho, as crianças puderam conhecer o interior do antigo trem
Após visitarem as exposições do Museu Histórico, os alunos participaram da simulação da compra de um bilhete para o trem. No guichê de compra original, o monitor Thiago fez o papel de bilheteiro e garantiu a todos um lugar no setor de primeira classe. Antes de subirem ao trem, os alunos calçaram pantufas de tecido para proteger o assoalho de madeira dos vagões. 


No primeiro vagão, à época utilizado exclusivamente pelos trabalhadores da estação ferroviária, o fogão a lenha e as instalações mais simples chamaram a atenção, assim como o cofre instalado no seu interior que garantia, uma vez por mês, o pagamento de todos os trabalhadores, conforme o trem ia passando pelas cidades que integravam a rota ferroviária. 



Já no trem de passageiros, os bancos estofados da primeira classe contrasta com os de madeira da segunda classe, mas o charme é o mesmo e dá vontade de se transportar no tempo para ouvir o 'piuiiii' do trem e se deliciar com um meio de transporte que já foi um dos mais importantes do país e merece ser resgatado. (A.P.N.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário