JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 16 de maio de 2014

JOSÉ DIAS DE ROLÂNDIA NA FOLHA

FOLHA DE LONDRINA

Curta de Rolândia será exibido no Rio

Filmagem que narra a história da artista plástica alemã Nanuk Mathilde Hoster foi selecionada para o 1º Festival O Cubo de Cinema

Divulgação
Produção contou com a participação de atrizes e atores amadores que moram em Rolândia; resultado das atuações surpreendeu o diretor José Dias Lima
As paisagens das matas nativas vistas pela alemã Nanuk Mathilde Hoster quando ainda era criança e chegou com a família de imigrantes ao Norte do Paraná na década de 30 nunca abandonaram sua memória afetiva. As cenas marcantes da região onde anos mais tarde seria fundada a cidade de Rolândia se tornaram inspiração para as pinturas produzidas pela imigrante quando ela se tornou artista plástica já na fase adulta. A história da artista plástica que iniciou carreira como autodidata em São Paulo e ganhou reconhecimento no Brasil, na Europa e no Japão virou um curta-metragem que será exibido, neste domingo, no 1º Festival O Cubo de Cinema, que acontece até 22 de maio, no Rio de Janeiro. 


O diretor do curta-metragem intitulado "Nanuk Mathilde Hoster", José Dias Lima, conta que as filmagens foram realizadas no ano passado. "Participamos do Festival Kinoarte de Cinema em 2013 e depois disso resolvi me inscrever em outros eventos. Fiquei surpreso e feliz ao saber que havia sido selecionado para esse festival do Rio. É um evento que visa criar uma plataforma de acesso às produções cinematográficas independentes, visando obter financiamentos nacionais e internacionais para novas montagens", afirma. 



Natural de Rolândia, Lima relata que conhecia superficialmente a história da artista plástica retratada no curta. "O Centro Cultural de Rolândia foi batizado com o nome dela. Inscrevi o projeto para realizar a filmagem em um fundo municipal de incentivo à cultura e depois da aprovação eu e o roteirista Fabrício Santesso mergulhamos em pesquisas junto aos familiares de Nanuk, que faleceu aos 74 anos, no ano 2000", afirma. 



O roteiro do curta-metragem de 16 minutos, que está disponível no Youtube, mostra um dia na vida de Nanuk que ao amanhecer relembra suas memórias e ao anoitecer resolve descansar. "Optamos por realizar as filmagens somente com atrizes e atores amadores que moram em Rolândia e nos surpreendemos com o resultado das atuações", afirma Lima. 



O diretor considera "Nanuk" seu primeiro curta-metragem profissional e afirma que a seleção no 1º Festival O Cubo de Cinema serviu de impulso para a participação em outros eventos cinematográficos. "Sou formado em artes visuais e fiz especialização em cinema. Trabalhei durante muito tempo em produções para TV, mas essa foi a primeira vez que fiz algo com uma linguagem mais cinematográfica. Ter sido selecionado para esse festival foi um incentivo para me aprimorar ainda mais", enfatiza.


Marcos Roman

Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário