JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

ROLÂNDIA NA FOLHA DE LONDRINA: FESTIVAL DE MÚSICA COMEÇA HOJE

FOLHA DE LONDRINA

4º Festival de Música de Rolândia começa hoje

Evento oferece programação gratuita com apresentações musicais, concertos didáticos e palestra

Fotos: Divulgação
Orquestra de Viola Caipira São Domingos Sávio, de Londrina, se apresenta amanhã. Começa hoje o 4º Festival de Música de Rolândia, com programação variada até sexta-feira. Concertos didáticos, palestra e apresentações musicais de grupos de Londrina e Rolândia fazem parte do evento, que é gratuito e será realizado no Centro Cultural Nanuk, em Rolândia. No ano passado, segundo os organizadores, o festival reuniu aproximadamente 4 mil pessoas e contou com a participação da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (Osuel).

Para a programação deste ano, serão realizadas dez apresentações. Uma das mais concorridas promete ser a da Orquestra Londrinense de Viola Caipira São Domingo Sávio, de Londrina. Fundada em maio de 2010, a orquestra é composta por 50 integrantes que têm em comum o amor à viola e à cultura caipira. O programa ainda inclui apresentações do "Grupo de Metais Pé Vermelho", de Rolândia, além do "Quinteto de Cordas", do "Grupo Vocal Entre Nós" e da "Orquestra Infanto-Juvenil", todos de Londrina.

Já o professor Augusto Ordini, do Rio de Janeiro, fará uma palestra sobre "Música nas Escolas", voltada aos educadores de escolas municipais. Cantor, regente, arranjador, preparador vocal e violonista, Ordini é mestre em música e educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio), além de ser formado em regência sob a orientação do maestro Carlos Alberto Figueiredo. Produziu vários CDs, entre eles o da cantora Maíra Martins (2006) e do grupo vocal Dá no Coro (2008-2009). Fez assistência de arranjo nos espetáculos "Rock in Rio – o musical" (2012), com direção geral de João Fonseca, e "Elis, a musical" (2013), com direção geral de Dennis Carvalho.

"O grande público dos concertos didáticos deverá ser formado pelos alunos da rede municipal de ensino e pelos professores, mas qualquer amante da música, seja de Rolândia ou de outros municípios, também poderá participar", afirma Rogério Carnasciali, produtor executivo do festival, em material de divulgação.

Ele lembra que, como existe a necessidade do ensino de música nas escolas, o festival também tem como objetivo contribuir para que essa proposta aconteça na prática ao proporcionar a oportunidade de capacitação para os professores da rede municipal.

Realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, via Ministério da Cultura, o evento tem patrocínio do Grupo Pennacchi, Vancouros, Viapar e Supermercado Locatelli e apoio da Prefeitura Municipal e das secretarias de Cultura e de Educação de Rolândia.

Serviço:
4º Festival de Música de Rolândia
Quando – De hoje a sexta-feira
Onde – Centro Cultural Nanuk (R. Arthur Thomaz, 86.600), em Rolândia
Quanto - Gratuito

Programação:

HOJE
Quinteto de Cordas de Londrina
13h30 e 15h30 (concerto didático)

AMANHÃ
Orquestra de Viola Caipira São Domingos Sávio (Londrina)
13h30 e 15h30 (concerto didático)

DIA 12
Grupo de Metais Pé Vermelho (Rolândia)
13h30 e 15h30

DIA 13
Grupo Vocal Entre Nós (Londrina)
13h30 e 15h30

DIA 14
13h30 - Palestra "Música nas Escolas", com Augusto Ordini
16h – Encerramento com a Orquestra Infanto-Juvenil de Londrina
Ana Paula Nascimento
Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário