JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Londrina e mais 87 municípios foram afetados por apagão no Paraná

Oitenta e oito municípios foram afetados pelo apagão da tarde desta segunda-feira (19) no Paraná. Em Londrina, diversos bairros da zona leste ficaram sem energia elétrica. Avenidas como Santos Dumont, Celso Garcia Cid e Dez de Dezembro tiveram os semáforos desligados. O problema causou transtorno aos motoristas que passaram pelo local. Diversas residências e indústrias localizadas na região também enfrentaram falta de luz.

Em nota, a Copel informou que por determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS), precisou cortar 320 MW de carga do sistema elétrico no estado (6% da carga total) às 14h54. A manobra foi acionada pelo Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) e teve seu ápice por volta das 15h15, momento em que mais de 300 mil domicílios de diferentes regiões do Paraná tiveram o fornecimento de energia interrompido.

Por volta das 16h, a situação já havia sido normalizada. A Copel esclarece que o ERAC é um dispositivo acionado por determinação do ONS automaticamente e as áreas afetadas são determinadas previamente. No Paraná, nenhuma unidade essencial - como hospitais, corpo de bombeiros e órgãos públicos - foi afetada.

Ficaram sem energia 30 cidades da região leste, cinco da centro-sul, 15 da oeste, 19 da noroeste e outras 19 da região norte do estado.

Os problemas que causaram a queda de energia ainda estão sendo averiguados pelo ONS.

O apagão aconteceu de forma simultânea em Uberaba (MG), Campinas (SP), Niteroi (RJ) e parte de São Paulo.
André Bueno e Guilherme Batista - Redação Bonde

Nenhum comentário:

Postar um comentário