JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 20 de março de 2015

ROLÂNDIA COM 46 CASOS DE DENGUE ESTE ANO (ALERTA A TODA A POPULAÇÃO_



Saúde intensifica ações e convoca população contra a dengue

NÃO ESPERE OS AGENTES AGIREM. AJA VOCÊ AGORA E LIMPE O SEU QUINTAL.....


Palestras em escolas e empresas. Visitas domiciliares. Capacitação de funcionários da saúde, pública e privada. Panfletagem nos bairros. Mutirões de limpeza. Estas são as principais ações que a Secretaria Municipal de Saúde de Rolândia está realizando para a guerra contra a dengue e, também, contra a febre chicungunha, cujos sintomas são parecidos. O objetivo é evitar uma epidemia da doença – em 2015, já são 46 os casos confirmados de dengue.

Para essa guerra, no entanto, um aliado é fundamental: a população. “Os moradores precisam abraçar essa causa”, afirma a diretoria da Vigilância em Saúde do município, Anadélia Liasch Ducci. “É necessário que, todos os dias, os moradores observem se há água acumulada em casa, principalmente depois de uma chuva”, ela orienta. “Cada um tem de cuidar da sua propriedade, porque o vetor é predominantemente domiciliar.”

Neste ano, houve 214 casos notificados, ou seja, com suspeita de dengue. Desse total, 46 foram confirmados e 45 descartados. Em 2014, a saúde pública registrou 1.193 notificações e 276 casos confirmados. No ano epidemiológico, que começa em agosto, Rolândia registrou 362 casos suspeitos e 57 confirmados.

Para tentar evitar uma epidemia, a Secretaria de Saúde iniciou no sábado 14 de março uma série de mutirões de limpeza para recolher material que possa servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti. O esforço conjunto conta com o trabalho dos agentes de endemias, os agentes comunitários de saúde, os escoteiros – que passam de casa em casa, orientando os moradores e recolhendo entulhos – e funcionários e equipamentos da Secretaria de Infraestrutura, para o transporte do material.

Os moradores têm de observar todo e qualquer acúmulo de água. “O mosquito prefere água limpa, mas isso não significa que ele não se reproduz em ouros ambientes, como água suja”, afirma o gerente da Vigilância Ambiental, Alécio Quinhone Junior. “Há estudos científicos que comprovam que o Aedes se reproduz até em água com sal”, ele acrescenta.

Nos primeiros dias de mutirões, foram encontrados muitos materiais utilizados para armazenar água porém sem estarem adequadamente tampados. “Com as notícias recentes sobre a falta de água que castiga principalmente São Paulo, muita gente está armazenando água em casa, mas é preciso tampar de maneira correta”, reforça Alécio Jr. “Também é importante verificar as calhas. Qualquer local que acumule água é um potencial criadouro de mosquito da dengue.”

Por enquanto, a maior incidência do mosquito foi registrada no Jardim do Lago e no Santiago, assim como o número de notificações e de casos confirmados. Neste sábado 21 de março, os mutirões serão realizados nos jardins Perazolo, Franchechini, Rosângelo, Maracanã, no Conjunto Henrique Berger, na Vila Odório e nas ruas Europa e Alfredo Moreira Filho. O esforço, porém, prosseguirá ao menos até a Páscoa e vai atingir todos os bairros de Rolândia.

Além de todas as ações já realizadas e em andamento, a Secretaria de Saúde já solicitou o carro fumacê à 17ª Regional de Saúde, para que o veneno contra as larvas seja aplicado inicialmente nos bairros mais críticos e, se for necessário, em todo o município, afirma Anadélia Liasch. “Está nas mãos de todos o esforço para evitarmos uma epidemia de dengue em Rolândia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário