JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quinta-feira, 18 de junho de 2015

SIMBAL ROLÂNDIA DEMITE E É MATÉRIA DA FOLHA DE LONDRINA

FOLHA DE LONDRINA

Crise chega à indústria moveleira e gera demissões

Empresa demitiu 105 funcionários ontem na região; sindicato patronal do polo de Arapongas aponta queda de ao menos 5% no número de vagas devido ao cenário econômico

Sérgio Ranalli/23-07-2014
Segundo sindicato, redução nas vendas do setor moveleiro está estimada entre 25% e 30% somente em junho
A crise econômica começou a atingir mais fortemente a indústria moveleira do polo de Arapongas e começou a afetar os empregos. O Grupo Simbal, que tem aproximadamente 1,350 mil funcionários distribuídos em cinco unidades, demitiu ontem cerca de 105 trabalhadores, a maior parte na fábrica de Rolândia. Movimento que atinge outras empresas do setor e que já afetou ao menos 5% dos postos de trabalho na região, segundo estimativa do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima). 

A Simbal demitiu ontem 85 pessoas em Rolândia, 43% dos cerca de 200 funcionários da unidade, e outras 30 em Arapongas, informou a assessoria da empresa. A justificativa foi a crise do mercado e adequações em vagas temporárias. De acordo com a Simbal, demitir é sempre o último recurso da empresa e existe a expectativa de reverter a perda de postos de trabalho entre 60 e 90 dias, desde que o setor de móveis se recupere. 

Quadro que não é diferente do apresentado em outras empresas do polo. O presidente do Sima, Nelson Poliseli, afirma que boa parte das fábricas colocaram os funcionários em férias coletivas em algum momento deste semestre, mas uma redução nas vendas do setor estimada pela entidade entre 25% e 30% somente em junho, na comparação com o mesmo mês de 2014, começou a prejudicar o mercado de trabalho. "Está complicado, as empresas estão diminuindo. Infelizmente, é hora de adequar as empresas, reduzir custos e enxugar", diz. 

As vendas industriais da atividade móveis e indústrias diversas caíram, em relação ao mesmo período do ano anterior, 4,51% em janeiro, 14,30% em fevereiro e 12,94% em março, segundo o último levantamento divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em maio. Poliseli considera que o mau momento econômico na atividade moveleira, aliado aos dois reajustes na tarifa de energia elétrica neste ano e ao aumento da carga tributária estadual e federal, castigaram todo o setor. "Normalmente, o segundo semestre costuma ser melhor do que o primeiro, mas, esta vez, não vemos perspectivas de melhora." 

Mesmo a alta da cotação do dólar, que poderia contribuir para um setor que conta com poucos insumos importados, não ajuda o polo araponguense. "As fábricas da região exportam no máximo 5% e não se muda isso tão rapidamente", diz o presidente do Sima. 

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Arapongas foi procurado ontem para comentar as demissões, mas não havia diretores disponíveis ontem para comentar o caso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário