JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sábado, 31 de outubro de 2015

Ovelha ( Cordeiro ) criado em Rolândia vence Expovelha

FOLHA DE LONDRINA RURAL 


Competição nacional realizada em Lençóis Paulista contou com cerca de 600 animais e mais de 40 criadores

Divulgação
O cordeiro campeão Kaiowas Perseus 751 está com 15 meses de idade e pesou 101 quilos no dia da competição


O cordeiro Kaiowas Perseus 751, da raça Dorper, da cabanha Cordeiro Medalha, de Rolândia, foi escolhido o Reservado Grande Campeão Nacional 2015 e campeão nacional da categoria dele durante a 28ª edição da Expovelha, realizada entre 15 e 18 de outubro em Lençóis Paulista (SP). Segundo o médico veterinário Pedro Ortiz, um dos sócios da cabanha, a competição nacional das raças Dorper e White Dorper é "o maior e mais elitizado evento das raças no Brasil, em que qualquer pontuação já indica um excelente animal, bem caracterizado e melhorador de rebanho". 
Na competição deste ano concorreram cerca de 600 animais e mais de 40 criadores de todo o País. O campeonato é dividido por categorias, que são baseadas por idade. "O grande campeonato é o maior título do ano, quando são julgados os campeões e seus reservados campeões de cada categoria", destaca Ortiz, citando que a cada ano o evento acontece em um local diferente, normalmente alternado edições em estados do Nordeste e em cidades do estado de São Paulo. "Já existe uma organização para possivelmente ocorrer em Londrina nos próximos anos", diz. 
O veterinário explica que para participar da competição os animais "devem estar devidamente apresentados, com pelos e lã aparados corretamente, tomar banhos diários na véspera da competição, ter cascos feitos e bem preparados, devem estar visualmente sadios e bem alimentados, porém não gordos". 
O campeão Kaiowas Perseus 751 está com 15 meses de idade e pesou 101 quilos no dia da admissão dos animais no parque de exposições de Lençóis Paulista. A cabanha Cordeiro Medalha adquiriu Kaiowas ainda novo e investiu nos cuidados do animal para que fossem ressaltados suas características raciais e seu desempenho como reprodutor. O cordeiro se alimenta de ração balanceada, combinada com fenos de alfafa e de aveia à vontade. Segundo o criador, o animal dorme em uma baia exclusiva e, durante o dia, caminha e corre pelo pasto da fazenda, em Rolândia, além de cobrir fêmeas quando estão no cio. 
Conforme Ortiz, hoje, as raças Dorper e White Dorper são destinadas à produção de carne. "São animais que agregam qualidade de carcaça, ganho de peso, rusticidade, além de fácil adaptabilidade em diferentes climas e regiões." A raça Dorper se estabeleceu em todo o mundo, com destaque para criações na África do Sul, Austrália e Brasil. 
O veterinário reforça que a raça Dorper tem se destacado no cenário mundial por ser uma raça extremamente rústica e resistente, com alta adaptabilidade, suportando temperaturas negativas e calor intenso, alta resistência a verminose, excelente qualidade de carne e ganho de peso e precocidade elevados, com utilização de pastagens nativas. O animais trazem ainda qualidade materna e de couro. 
Ortiz conta que a cabanha Cordeiro Medalha tem 24 hectares em Rolândia voltados à criação de animais Dorper para melhoramento genético e produção. "Vendemos reprodutores para produtores rurais que tenham rebanho de corte e queiram melhorar seu rebanho produzindo mais cordeiros e melhores carcaças", ressalta o sócio, que atua em parceria com o pai, o médico Roberto Ortiz, e o médico veterinário Ricardo Garcia. 
"Temos cerca de 40 fêmeas puras que são nossas matrizes e doadoras e mais cerca de 200 fêmeas que são utilizadas como receptoras de embrião. Utilizamos as técnicas de inseminação artificial e transferência de embriões além da monta natural. Temos quatro reprodutores principais e também produzimos reprodutores para venda", completa Ortiz. 
Segundo ele, "ter um animal grande campeão como esse na propriedade é realmente um fato histórico. Além de nosso rebanho se tornar conhecido nacionalmente e também na África, o campeonato abre portas para muitas oportunidades e muito mais trabalho. Com este feito, levamos a ovinocultura do Estado ao topo do ranking nacional e podemos disseminar essa valiosa genética por todo o Brasil, através da comercialização de doses e venda de filhos desse campeão, podendo contribuir com melhores números dentro da fazenda e de produtores do Paraná e do Brasil".
Mariana Guerin

Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário