JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

RIO TIBAGI SOBE MAIS DE 3 METROS E INVADE JATAIZINHO

Rio Jataizinho transborda após fim de semana chuvoso

Rafael Fantin/Grupo Folha - 11/01/2016 -

Após um fim de semana chuvoso, o Rio Jataizinho não suportou o volume de água e transbordou nesta segunda-feira (11) durante mais um dia de chuva no município de Jataizinho, na Região Metropolitana de Londrina. A Defesa Civil registrou três pontos de alagamentos em vias de acessos aos bairros da cidade e na região de chácaras localizadas próximas ao Rio Tibagi. 

O coordenador da Defesa Civil de Jataizinho, Dorival Duarte, calcula que o nível do Rio Tibagi subiu entre 2,5 e 3 metros por causa das chuvas desde o último sábado. "Com a cheia do Rio Tibagi, o afluente Jataizinho fica bloqueado e não consegue desaguar. Isso provocado o represamento", explicou. 

De acordo com ele, a situação é mais crítica em 15 residências localizadas na Vila Frederico, que ficam na margem do rio Jataizinho. "A Defesa Civil já orientou os moradores, mas eles preferem continuar nas casas apesar do transporte e abrigo oferecido", disse. Questionado sobre a resolução dos alagamentos recorrentes no município, ele respondeu que as casas estão em locais de risco. "O ideal seria a construção de casas em outras áreas para a remoção dos moradores e a plantação de mata ciliar nas margens do rio", acrescentou. 

Duarte informou que o monitoramento segue nesta terça-feira (12) por causa da previsão de chuvas na região que irão até quarta-feira (13). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário