JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 15 de julho de 2016

EXISTE PETRÓLEO EM ROLÂNDIA NORTE DO PARANÁ ??


Muitos que são de nossa região devem ter percebido que foi colocado diversas estacas dentro do Patrimônio Caramuru e nas estradas sentido Rolândia e sentido londrina.
Estas estacas foram colocadas pela empresa Global Geophysical, empresa responsável de fazer o estudo para verificar se há gás de xisto e petróleo em nossa região. 
Estamos buscando maiores informações com as prefeituras de Rolandia e Cambe e também com a empresa para apresentar a documentação para fazer esse estudo e para que haja segurança para as pessoas e as nossas edificações históricas. 1ª foto by Alex Santana.

A empresa global tem permissão para fazer os testes em nossa região, essa autorização é federal e de conhecimento agora de nossa prefeitura de Cambé.
Estavam presentes na reunião: Arisia representando o prefeito João Pavinato, Paulo e Anderson do meio ambiente, José Henrique engenheiro, Solange planejamento, vereadora Estela Camata e dois funcionários da global que são os supervisores chefe de equipe Sr Marcos e Sr Luis Antônio 
Eos funcionários da Global garantiram:
Que farão a vibração na região de baixa intensidade e com a distância do patrimônio Caramuru de 500mt antes e depois, que vira um equipamento a ser instalado amanhã cedo que se chama acelerômetro que irá medir a intensidade para que seja se necessário aumentar a distância do local. Amanhã haverá uma geóloga no local e também uma equipe da prefeitura para acompanhar os trabalhos.
A data prevista para se fazer esse estudo é amanhã à tarde ou domingo, eles não trabalham em momentos de chuva e também após o por do sol. 
Disseram que nesta região não tem xisto, que o que eles estão tentando localizar é petróleo ou gás natural.
Mostraram as documentações e nos mostraram um vídeo de como é feito esse estudo, vou procurar via YouTube e posto aqui.
Então, resumindo:
Não podemos impedir de fazerem os estudos mas conseguimos minimizar o impacto. Só ficarei realmente mais tranquila depois que acabar, mas estou esperançosa que não teremos nenhum tipo de conseqüência dessa etapa do estudo geológico. E se houver algum dano eles disseram e consta no documento que eles arcam com as responsabilidades. 
É isso pessoal, vamos rezar para tudo dar certo! Abraço e obrigada a todos que colaboraram até o momento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário