RIO — As primeiras horas de 2018 já registraram pelo menos três novos tiroteios no Rio e um policial ferido numa comunidade. Moradores do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, usaram as redes sociais para relatar barulhos de tiros na manhã deste primeiro dia do ano. De acordo com Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar, policiais do Bope realizam uma operação na favela. Na Rocinha, moradores também ouviram tiros pela manhã e houve confronto entre Policiais Militares e traficantes. No início da tarde, novos tiros foram registrados. Na favela da Palmeirinha, em Guadalupe, moradores também relataram terem ouvido disparos.
Em 2017 foram registrados 5.140 tiroteios e 433 arrastões no Rio. Os dados são da página do OndeTemTiroteio, que publica nesta segunda-feira um balanço sobre as denúncias encaminhadas durante todo o ano por moradores da cidade. Foram em média, um tiroteio a cada 90 minutos
No Jacarezinho, um PM foi baleado. Segundo o comando da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Jacarezinho, policiais foram atacados a tiros por criminosos, ao assumirem o serviço na Rua Esperança, por volta das 6h desta segunda-feira. De acordo com a PM, o policial baleado foi socorrido e levado para o Hospital Salgado Filho, no Méier, e passa bem.
Na Rocinha, maior favela do país, os tiros começaram cedo, quando uma equipe da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP – Rocinha) e do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) entrou em confronto com criminosos, enquanto faziam um patrulhamento na localidade conhecida como Lajão.
Nas redes sociais, moradores da Rocinha relataram o momento de tenção e reclamaram sobre o constante clima de guerra que vive a comunidade, até mesmo no primeiro dia do ano:
"Cadê a paz na Rocinha???? Muito triste isso... Tiro para comemorar o primeiro dia de 2018...".
Ainda durante a manhã, PMs do 2º BPM (Botafogo) foram acionados para irem até a UPA de Botafogo, onde um homem baleado deu entrada. Após consulta, foi constatado que o ferido tem contra ele dois mandados de prisão por ter participado da invasão na Rocinha, além de anotações criminais por tráfico de drogas na mesma comunidade. O caso foi registrado na 10ª DP (Botafogo).
Jacarezinho tem registro de primeiro PM baleado em 2018
Internautas comentaram sobre a continuidade dos tiroteios, apesar dos muitos pedidos feitos no réveillon por um 2018 de paz.
"O ano virou e a situação continua igual", escreveu uma usuária do Facebook. "Virada de ano e so um número. Os problemas continuam", lamentou outra pessoa. "Jacarezinho amanheceu ao som de tiros, bomba e caveirão. SóJesus para nos guardar", disse mais uma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário