JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

ROLÂNDIA: ESCOAMENTO DAS ÁGUAS PLUVIAIS DO PARQUE BARRA GRANDE

Aconteceu a poucos dias uma audiência no processo judicial em que são partes, Nutri-Rico, Selmi e Município de Rolândia, onde se discuti a obrigação do município de escoar adequadamente até o rio, as águas pluviais do Parque Industrial Barra grande , sem danos as empresas ali instaladas.
Pelos depoimentos colhidos verificou-se que:
Após as chuvas intensas ocorridas em janeiro de 2016 que ultrapassaram em muito as médias das últimas décadas, a Prefeitura implantou um sistema de armazenamento e escoamento das  águas pluviais da "bacia 3", que compreende o Parque  Industrial Barra Grande, onde estão as empresas Nutri Rico e Selmi, através da execução de grandes curvas de níveis, superdimensionadas. 
Estas curvas foram implantadas em fevereiro de 2017, e segundo a opinião do  engenheiro  Claudio Metzger,   foi aprovada, pois não houve mais reclamação dos empresários.
Existe tramitando um outro projeto onde se prevê a implantação de tubulação de concreto. Este projeto já teve aprovação da concessionária Rumo, aguardando a licença do IAP. 
Para o início das obras deste novo sistema, aguarda-se liberação de verbas do  Paraná Cidade, Estado do  Paraná. 
O juiz concedeu um prazo de 30 dias para que as partes tentem uma solução amigável para por fim ao litígio.
OBSERVAÇÃO:
O problema todo começou na administração Johnny Lehmann onde se doou uma grande área para a empresa Selmi.
Criou-se o parque barra Grande, mas não houve a implantação da galeria de  águas pluviais correta e eficiente.
O prefeito interino José de Paula teve que implantar às pressas uma galeria gigantesca de escoamento de águas pluviais  no Jardim Água Verde, pois o excesso das águas vindas da rodovia, causaram  muitos danos a residências e asfalto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário