Sem asfalto, sinalização, iluminação e com muitos buracos. É assim que a interminável obra da trincheira sobre a rodovia BR-369, que agora une o Jardim Nova Olinda, zona norte, ao centro- antes separado pela linha férrea -, foi “aberta” à comunidade.
Sem conseguir finalizar a obra, o Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit), ligado ao Ministério dos Transportes, faz vistas grossas para a abertura da pista sem que tudo tenha sido terminado. O órgão em Londrina sustentou que faltou dinheiro do orçamento federal para completar com mais R$ 120 mil os quase R$ 6,5 milhões pagos à construtora Tengel – que há dois meses desmobilizou o canteiro de obras sem chegar ao fim do serviço.
Segundo o Dnit, a própria população desbloqueou a rua ainda inacabada embaixo da nova trincheira. Os 10 tubos de concreto que impediam o trânsito foram removidos para a passagem dos veículos que se arriscam pelo trecho. Na pista sem a capa asfáltica, buracos em profusão, pedriscos que comprometem a segurança do tráfego e nenhuma placa ou pintura para orientar o trânsito. Quem passa por ali sem conhecer o local sequer consegue entender quais os fluxos corretos da Rua José de Lima Castro e da Avenida Clarice de Lima Castro.
Ontem, enquanto a reportagem estava no local, motoristas esbravejavam com os desníveis entre a nova rua e a ligação com a pista antiga. “Difícil enfrentar isso todo dia”, lamentou, contrariado, um motorista, em direção ao conjunto habitacional à frente. Minutos depois, um motociclista com uma criança na garupa seguiu sobre a calçada, para evitar buracos que poderiam levá-lo ao chão: “Mostra aí que não dá para andar onde deveria ser asfalto.”
“Saíram quieto, deixaram esses tubos, mas nada de asfalto”, atesta José Bueno, 70, dono de uma casa em frente a trincheira. A herança da obra inacabada também está dentro da residência, onde rachaduras no muro e em um dos quartos foram consequência da construção, garantiu ele. “No começo me falaram que tudo seria arrumado. Foram embora e fiquei no prejuízo”, disse, descrente de uma solução que não saia do próprio bolso.
Sem prazo
José Carlos Beluzzi, chefe do Dnit de Londrina, afirmou que como a obra não está inserida no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), Londrina terá que esperar uma decisão orçamentária federal sem prazo conhecido: “Faltou dinheiro mesmo para terminar. Colocamos bloqueios na rua, mas as pessoas tiraram. A intenção era deixar fechado. Mas devido às ponderações, deixamos aberto.”
Se o governo federal liberar mais recursos, o chefe do Dnit estima o término da obra em uma semana.
Sobre o caso do morador em frente ao viaduto, Beluzzi reagiu com estranhamento: “Fizemos os acordos com os moradores que tiveram problemas e prejuízos. Todos os levantamentos foram acompanhados pelo Ministério Público. Não sei nem como nem o porquê de alguém ter ficado de fora.”
Problemas do começo ao fim
Uma sucessão de erros e problemas marcaram, desde o começo, a obra da trincheira da BR-369 na zona norte. Com orçamento federal aprovado em 2008, foi anunciada em 2009 e só teve início em 2010. Em 2011, a obra foi interrompida pela Justiça Federal de Londrina após moradores denunciarem rachaduras nas residências próximas e exigirem a reparação de danos.
No meio do caminho, foi constatado que a intervenção para transpor a linha férrea não teve Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), mesmo aprovada pela Prefeitura de Londrina. Já em 2012, o Dnit admitiu erros no projeto e a obra foi novamente paralisada para correções. Há dois meses, a construtora, após a maior parte da obra pronta, abandonou o canteiro após o Dnit admitir falta de recursos.