JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

LONDRINA - INTERNET PRÉ-PAGA SERCONTEL

FOLHAWEB

SOB CONTROLE - Internet pré-paga em casa

Usuários aderem à recarga de créditos para uso da rede na residência em substituição às contas mensais
Saulo Ohara
A costureira Sueli Silva escolheu este modelo de consumo por ‘‘ser opção mais econômica’’
O termo ''pré-pago'' remete imediatamente à conta de telefone celular pré-paga, hoje já muito difundida entre os consumidores. Agora este modelo de consumo também está migrando para a internet, não só para o uso da rede nos dispositivos móveis, mas também para o uso em computadores de mesa. 

De modo geral, a internet pré-paga é utilizada na internet móvel quando o usuário precisa se conectar à rede em trânsito ou durante viagens. Como o uso não é muito frequente, a cobrança é feita no formato diário descontando-se o valor dos créditos presentes no chip do modem móvel no dia em que a internet for utilizada. 

Mas há também cada vez mais usuários esporádicos que aderem ao formato de internet pré-paga mesmo para o uso em casa, no desktop. É o caso da costureira Sueli Aparecida de Souza Silva. Sueli mora sozinha e usa a internet à noite e aos fins de semana para ler notícias e conversar com um dos filhos, que mora em Minas Gerais. Todo começo de mês, ela vai a uma farmácia ou mercado e recarrega seus créditos para poder continuar utilizando a internet. 

Esta é a primeira vez que a costureira instalou internet em casa, e optou pela pré-paga porque acredita ser uma alternativa mais econômica. Quando viaja, ela apenas deixa de comprar créditos naquele mês. No caso de Sueli, a cobrança é feita por mês de uso e a internet é fixa. 

A oferta de internet da Sercomtel, chamada de ''E-conômica'', exige a recarga mensal de R$ 29,90 para uso da rede com velocidade de 400 Kbps durante todo o mês. Transportou a praticidade do formato pré-pago à internet fixa. ''Isso dá menos de R$ 1 por dia'', observa o presidente da Sercomtel, Roberto Coutinho. A recarga é feita por meio de um cartão que pode ser adquirido nas lojas da operadora ou em pontos de venda credenciados como bancas, farmácias e mercados. 

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