JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

terça-feira, 17 de abril de 2012

FARINA E SUA CARREIRA POLÍTICA


O meu início na política de Rolândia se deu com uma coluna semanal que mantinha no extinto jornal Tribuna de Rolândia em 1978. Nunca confessei isto mas os meus padrinhos políticos foram Arno Giersen, José Tadeu Mota e depois o Perazolo. A minha "cabo eleitoral" nº 1 sempre foi a minha mãe, Dona Sebastiana. Depois o meu irmão Paulo Ademir e o sobrinho Paulo Augusto. A família toda gosta de política mas estes três superam. Meu sobrinho Paulo Augusto Farina desde pequeninho demonstrava aptidão para a política e já me ajudava pregando as minhas fotos nos postes e distribuindo santinhos. Eu ensina a ele o pouco que sei, sobre postação de voz, sobre como dirigir o olhar ao público e o esquema do discurso. Ele ouvia com atenção e acabou superando o tio. Um outro voluntário (dentre outros) era o menininho Renato Sartori que também andou distribuindo meus santinhos na região da saída para a represa. Já como vereador eleito minha bandeira passou a ser a fundação de Associação de Moradores. Na época ajudei a fundar várias Associações, dentre elas Cafezal, Ceboleiro, Deizinho, Pinheirão, Caramurú, Rosangelo, Bengali, Jardim das Flores, Parigot e Associação Ecológica. Eu fazia as reuniões, redigia as atas, estatutos e registrava as entidades no Cartório de Registro de Documentos e Receita Federal. Muitas vezes por falta de um local com espaço eu levava uma mesa pequena e presidia o início dos trabalhos no meio da rua, debaixo de um poste. Lembro-me que eu tinha que implorar para o povo participar. Era muito difícil para apontar o cargo de presidente. Poucos queriam assumir compromisso com o povo. Mas, devagarzinho tudo deu certo. Lembro-me de alguns lideres comunitários da época: Mauro Caixeta, Laercio Lonardoni, Dirce Mologni, Nelson do Depósito N. Horizonte, Fernando do Depósito, Osvaldo do cafezal, Broiet e MIlton Luiz dos Santos. ( JOSÉ CARLOS FARINA )

4 comentários:

  1. Meu caro José Carlos,
    Sem a pretensão de vir "rasgar seda", venho dizer que você realmente merece parabéns pelo extremado amor pela Terra em que nasceu. Suas muitas realizações, seja no campo profissional, na área pública, na política, na área social, no esporte e na cultura, falam por si. Quem o conhece sabe do seu valor. Rolândia, felizmente tem muitos filhos, naturais ou de coração, que são assim, como você. E isso faz a diferença. Faz com que ela seja a cidade pujante, próspera e acolhedora que é. Continue, meu caro, dignificando com trabalho, fé e amor os valores dessa terra e do seu povo.
    Grande abraço,
    Sergio Cunha
    Ex-diretor da Câmara Municipal (2001~2008)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Grande Tio: Uma carreira de luta, em defesa da Legalidade! É uma honra poder estar ao seu lado, durante estes vários anos, em várias batalhas memoráveis! Rolândia, mais do que nunca, precisa de pessoas como você: Nossa maior conquista (o Plano Diretor) está sob ameaça! Certidões frias de impostos, gastos absurdos com publicidade, assessorias, consultorias, terceirizações, licitações dirigidas, cargos comissionados: Infelizmente nossos "governantes" não respeitam à Lei e parecem não temer Ministério Público e Sociedade. Cidadãos de Bem são hostilizados, ridicularizados: Estão deixando a vida pública... Estaríamos no fim da linha? Certamente, não! É possível chegarmos ainda mais baixo nesta escalada da decadência! Basta o último de nós se render... Contudo, tenho certeza absoluta que você não se renderá! Portanto, rogo ao Eterno, nosso Deus e Rei do Universo, que o Abençoe com Sabedoria, Saúde e Força! Conte comigo!

    ResponderExcluir
  3. SÉRGIO: Tenho recebido algumas homenagens nos últimos meses de pessoas que mantive alguma relação de amizade ou de trabalho. A homenagem que você me presta me deixa ainda mais envaidecido pelo fato de nunca termos nenhum destes laços. Assim, um elogio como este só pode ter brotado do fundo do seu coração. Muito obrigado por sua palavras gentis que estão me fazendo muito bem. Posso dizer da minha parte que todos que trabalharam com você na Câmara falavam de sua inteligência, probidade e cultura. Desejo-lhe todo o sucesso do mundo e muita.. muita saúde, paz e sabedoria. DEUS LHE ABENÇOE. FARINA

    ResponderExcluir
  4. PAULO A. FARINA
    Obrigado Farininha por esta homenagem. Você é mt gentil. Eu ( e vc tbm) temos procurado resistir contra tudo o que for ilegal, injusto e desumano... Conte comigo da mesma maneira que sei que posso contar com você... um abraço. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir