JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

ROLÂNDIA - COXINHA GIGANTE NA GLOBO

G-1 - GLOBO

26/10/2012 

Cozinheira dá dicas de como preparar a coxinha gigante de 3,5 kg

Cozinheira do Paraná foi reconhecida por produzir a maior coxinha do Brasil.
Tempo de preparo dura em média de 15 a 20 minutos.

Do G1 PR
8 comentários
A cozinheira Maria Aparecida da Silva, que ficou famosa após fazer uma coxinha gigante em Rolândia, no norte do Paraná, dá dicas de como preparar o salgado, tão requisitado pelo moradores da cidade.
Cida, como é chamada, foi reconhecida pelo RankBrasil por ter feito a maior coxinha do país, considerada 15 vezes maior do que o tamanho convencional, de 220 gramas.
Para prerapar o salgado, que pesa em média 3,5 kg, são necessários 2,2 kg de recheio de frango desfiado, calabresa, bacon e temperos com ervas. A massa, que é feita de mandioca cozida e amassada, pesa 1,3 kg. O tempo de preparo é entre 15 e 20 minutos. Cida explica que na hora de montar o salgado é necessário ter cuidados especiais.
"Não posso deixar espaço nenhum entre a massa e o recheio porque senão ela estoura quando eu for fritar. Então, eu tenho que 'arcar' bem o recheio para ele ficar bem firme e não crie bolhas de ar dentro", explica a cozinheira. 
Para fritar são necessários quatro litros de óleo bem quente. Com o auxílio de uma concha, Cida vai jogando o óleo aos poucos na parte superior da coxinha. Como a massa é de mandioca cozida, o salgado não corre o risco de ficar encruado. “Eu não aconselho muito colocar queijo, porque daí ele não derrete totalmente, só em volta”, justificou. A decisão final, contudo, fica sempre ao gosto do cliente.
"A massa de mandioca é diferente, e ela, com aquela mãozinha, dá um toque diferente", avalia o morador Sidney  Soldório.
“Tem que ter todos os dias, porque as pessoas sempre querem. Quando não faço o pessoal fica bravo”, contou a cozinheira ao G1. Cida não reclama da cobrança, afinal, trabalha há 30 anos fazendo coxinhas e garante que ainda não enjoou do ofício (nem do salgado). Ela explica ainda que teve a ideia após ver um pastel gigante na televisão. "Eu vou continuar testando os tamanhos. Minha meta é montar uma de 10 quilos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário