JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

CUIDADOS COM A SAÚDE - ALIMENTOS E ATIVIDADE FÍSICA



Todo mundo quer ser magro, bonito e saudável. Todo mundo quer ter saúde, estar com o coração em forma. Mas será que todo mundo faz as coisas corretas para estar em forma e com a saúde em dia? Hoje, um dos maiores problemas enfrentados pela população mundial é a obesidade e as diversas doenças associadas ao sedentarismo e à má alimentação, assim como o consumo de álcool e cigarros que são grandes vilões para a saúde e o bem estar. A prática de atividade física associada a uma alimentação saudável e balanceada é de fundamental importância para vivermos bem e podermos nos olhar no espelho e nos sentirmos bem em relação à saúde e visualmente.

A necessidade das três principais refeições para um ser humano é importante para manter o corpo em equilíbrio, com energia e apto às atividade do dia a dia, até mesmo para que o organismo possa manter as necessidades fisiológicas sem apresentar problemas.

Temos várias opções para não ficarmos parados. Existe uma diversidade de atividades para ser realizada como uma boa caminhada, andar de bicicleta, praticar algum tipo de esporte. As academias oferecem várias atividades e exercícios físicos, ou seja, para praticar atividade física não precisa ser rico, basta querer e ter força de vontade para conseguir uma meta, seja ela perder peso, ganhar condicionamento físico, manter a saúde em dia ou mesmo por hábitos. Os exercícios físicos são indicados para todas as pessoas, seja criança, adolescente, adulto ou idoso. Nosso corpo é uma máquina que requer cuidados e manutenção, pois se ela ficar parada enferruja e como tudo que fica parado e sem cuidados tende a enfraquecer e assim adoecer.

Ninguém precisa ser um atleta, apenas precisa se movimentar para manter músculos e ossos em movimento e saudáveis.

A alimentação de hoje em dia não é saudável. São poucas pessoas que seguem um cardápio rico em frutas, verduras,cereais, legumes, águas e sucos e tudo mais que é considerado rico e nutritivo para a manutenção de nosso corpo. Hoje, os alimentos são mais industrializados, enlatados e muito condimentados. As pessoas já não tem mais tanto tempo para preparar alimentos saudáveis e preferem se alimentar com alimentos industrializados, que são mais práticos para o nosso cotidiano, muito embora saibamos que esses alimentos são o que engordam e sãos os culpados pelas doenças que nos afligem como o colesterol, diabetes e as doenças coronárias e tantas outras que são provenientes do nosso próprio comodismo.

Mas, de alguma forma podemos observar que hoje em dia as pessoas se preocupam mais com a sua aparência e praticam atividades físicas. É comum no amanhecer e entardecer dos dias vermos pessoas realizando caminhadas nas ruas, avenidas e praças da cidade. Observamos também que na internet, rádios e televisão como também o Ministério da Saúde fazem campanha para o combate à obesidade e dá ênfase à importância da alimentação saudável e à prática de atividade física.

Já sabemos que a associação da boa alimentação com atividades físicas indicadas a cada pessoa, é muito importante para saúde e bem estar de qualquer indivíduo, pois é comum hoje em dia, tanto homens quanto mulheres estarem preocupados com sua aparência, e todos sabemos que para ganhar ou perder peso hoje em dia não é difícil, basta querer e ter força de vontade para praticar exercícios físicos e começar a ingerir alimentos saudáveis e passarmos a utilizá-los corretamente. Cabe salientar que devemos mastigar bem cada alimento ingerido, como também consumir muito líquido, como água e sucos. É bom mantermos o corpo hidratado, principalmente para quem pratica atividades físicas. É bom exagerar no consumo da água que é saudável e não engorda.

“Nunca começar atividade física sem antes consultar um médico. Sempre que começar a realizar atividade física ir com calma e sem exagero. Procurar manter uma rotina e um horário para realização dos exercícios. E lembre-se, se você não está satisfeito com seu peso, só depende de você para perdê-lo ou ganhá-lo, saiba que não vai resolver nada perceber o problema e não fazer nada para resolvê-lo. Chorar e se deprimir só vai piorar a situação, portanto, força de vontade e querer é a solução. E como já diz a famosa frase: ‘Saúde é o que interessa o resto não tem pressa!’. Comer bem e com moderação, comer apenas o suficiente para manter-se, não comer para morrer. Lembre-se que suas necessidades alimentares nem sempre são do tamanho dos seus olhos ou do tamanho da sua barriga e sim do tamanho da sua beleza e da sua saúde!”

Ana Alice Silva de Melo
Enfermeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário