JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

terça-feira, 28 de maio de 2013

Diretoria da Corol é destituída por associados em Rolândia

ODIARIO.COM - Juliana Leite com informações de Fábio Castaldeli - FOTO By JOSÉ CARLOS FARINA



A diretoria da Cooperativa Agroindustrial (Corol) em Rolândia (25 km de Londrina) foi destituída em assembleia realizada na tarde desta terça-feira (28). Foram 972 votos favoráveis e apenas um contrário.

Foram eleitos três conselheiros e três fiscalizadores provisórios. Os cooperados João Menolli, Tercílio Aparecido Chiquetti, Euclênio Vendrametto Júnior, Antonio José Quaglio, Daniel Alfredo Rosenthal e José Mendonça assumem os cargos em cerimônia prevista para às 10h de quarta-feira (29).


Em um prazo de 30 dias após a posse deverá ser realizada uma nova assembleia para a escolha das pessoas que devem assumir o cargo definitivamente. A discussão também deverá tratar da fusão com a Cocamar, depois que os novos dirigentes avaliarem a situação.


Os cooperados estavam preocupados com a situação financeira e administrativa da Corol, com a falta de prestação de contas e a não negociação de dívidas altas. O cooperado e produtor eleito, João Menolli, reafirmou que será feito um levantamento fiel da situação da cooperativa. A intenção é contratar auditoria externa para o trabalho.


O advogado que representa os cooperados, Anacleto Girardelo Filho, foi procurado pela reportagem de odiario.com, mas seu celular estava desligado. Através da assessoria de imprensa, ele informou que pelo estatuto da Corol e da lei cooperativista, eram necessárias 1.500 assinaturas para convocação de assembleia e foram colhidas cerca de duas mil.


Os cooperados já haviam tentado notificar o presidente da Corol via Cartório de Registro de Títulos e Documentos para a realização da assembleia geral ordinária de prestação de contas da entidade sobre o exercício de 2012, porém não obtiveram resposta.


Um dos problemas apontados seria que 600 cooperados assinaram 903 Notas de Crédito Rural, garantindo financiamento para a Corol junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), em valores totais de mais de R$ 15 milhões. "Esse compromisso não foi honrado pela Corol e as NCRs de 300 cooperadosjá foram apontadas a protesto, inclusive, muitas delas já foram protestadas", informa o advogado.


O portal odiario.com tentou contato com o presidente da Corol, Eliseu de Paula, porém foi informado, por volta das 16h50, que a entidade deve se manifestar através de nota oficial.

Um comentário:

  1. Bom dia.
    Meu nome é José Roberto, sou de Assai, quero aqui parabenizar o trabalho (reportagem) realizado por este BLOG.
    Retratou de forma simples mas explicativa.
    Parabéns.

    ResponderExcluir