JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Escola Vitório Franklin de Rolândia comemora 50 anos ( história )



 
Reunidos em diversas atividades, os alunos da Escola Municipal Vitório Franklin tiveram um dia diferente na sexta-feira 28 de novembro. A programação que comemorou o cinquentenário da instituição teve início às 13 horas e se estendeu durante a tarde toda, com exposições de fotos da escola na década de 60 e também trabalhos dos alunos que hoje estudam lá e que foram elaborados no decorrer do ano letivo.

Os alunos de Inglês das professoras Cleonice Carneiro, do 4º e 5º ano, e Leda Aparecida de Souza, do 4º ano vespertino, realizaram apresentação aos familiares e amigos com dois temas: a dança “My Week” e o teatro “The Forgotten Family”, que destacaram a capacidade de aprendizagem em cada aluno, com a presença da língua inglesa no cotidiano.


“Nem todos estão aptos a apresentarem uma peça de teatro ou uma música em inglês, mas todos perceberam que, com a união, se faz a diferença para aprender, assim como o teatro explica que a família tem seus contrapontos, mas deve permanecer unida”, afirmou a professora Cleonice Carneiro.

Na sequência, a apresentação das 16h ficou por conta da fanfarra da Escola Vitorio Franklin, que animou o público. O aluno Leonardo Gilio Konno, do 3º ano B vespertino, faz parte das aulas que acontecem todas as sextas-feiras, e afirma diversão ao tocar. “O ensaio com o professor Jorge da Acrebi é muito legal, pois interagimos uns com os outros e podemos realizar apresentações aos amigos e familiares que gostam”. O projeto existe há quatro anos e faz parte de aulas adicionais da escola com a participação do ensino infantil ao fundamental.

O professor Jorge Luis Gomes, da Associação Cultural e Recreativa Banda Integração de Rolândia (Acrebi), declara a escola como uma das existentes de projetos de fanfarra, há 30 anos. “Os tempos eram outros, mas as aulas de fanfarras eram destaques em quase todas as escolas. O projeto que utilizamos hoje é por meio do Fundo Municipal de Cultura, que nos dá oportunidade de incentivar a pratica da fanfarra junto com a parceria da escola”.
Hoje a diretoria da escola é representada por Adriana de Souza Segato, que avalia o histórico e a programação escolar através de uma amostra de trabalhos realizados por alunos que vivenciam o presente da escola e compartilham com ex-professores e alunos a emoção do passado, por meio de fotos e lembranças.  

Histórico - Em 29 de julho de 1964, com o nome “Escola de Aplicação” anexa à Escola Normal Colegial D. Pedro II, teve sua primeira diretora Margarida Checchia Vallim. Ela também trouxe recursos para terminar a construção da escola através da Secretaria de Educação do Estado.  Já em 74 passou a se chamar “Complexo Escolar Guilherme de Almeida” e em 76 por meio do processo de municipalização do ensino a então escola desmembrou-se do complexo e passou a chamar-se “Escola Municipal Doutor Vitório Franklin”. Trata-se do nome de um funcionário da Secretaria de Educação de Curitiba, que ajudou a diretora Margarida, na época. Ass. de imprensa da prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário