JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

domingo, 31 de julho de 2016

REMÉDIO NATURAL PARA PRESSÃO, PRÓSTATA E VERMES

curapelanatureza,com.br

Possivelmente você faz parte da maioria que desperdiça as maravilhosas propriedades terapêuticas da semente de abóbora.
O uso medicinal da semente de abóbora (ou jerimum, em algumas regiões do Brasil) é comum em vários povos, como os chineses, cuja milenar medicina é uma das mais sábias e eficazes.
As sementes contêm de 44% a 50% de fração oleosa (rica em ácidos graxos mono e poli-insaturados), elevado teor de fibras (23-27%) em relação às demais sementes, albuminas (proteínas – 37% a 40%), cucurbitacina, sais minerais, especialmente zinco, magnésio e potássio, vitaminas do complexo B, sais do ácido fólico (folatos) e outros nutrientes.
A presença da substância cucurbitacina confere à semente de abóbora reconhecida propriedade anti-inflamatória, principalmente nas doenças da próstata e do sistema urinário.
Ela é ainda um ótimo vermífugo para adultos e crianças.
Cozida em água é uma opção para o tratamento de bronquite.
O psicólogo Jonny Bowden (Doutorado em nutrição pela Universidade Clayton/EUA), que se dedica à pesquisa dos alimentos há duas décadas, fez em 2008 uma lista dos dez alimentos para os quais damos pouca atenção, mas que deveriam fazer parte da alimentação diária.
O décimo da lista é a semente de abóbora, por ser uma boa fonte de magnésio, e, segundo estudos franceses, pessoas com altas taxas de magnésio no sangue têm 40% menos chances de sofrer uma morte prematura do que aqueles com baixos índices.
As sementes são mais terapêuticas se consumidas frescas e cruas, com ou sem casca.
O ideal é deixá-las de molho durante a noite e batê-las num suco ou vitamina pela manhã.
A semente de abóbora torrada e salgada, como normalmente comercializada, não apresenta o mesmo valor terapêutico da semente crua.
Rica em ácidos graxos monoinsaturados, pesquisas têm comprovado que o óleo contido nas sementes de abóbora apresenta resultados benéficos no tratamento de problemas da vesícula (congestão e cálculos) e próstata (hiperplasia).
Outros benefícios da semente de abobora:
Coração
O óleo contido na semente da abóbora é comparável ao azeite de oliva extravirgem.
Estudos revelam que o seu consumo diário tem efeito redutor das taxas de colesterol e triglicérides.
As vitaminas A, B1, B2, E, niacina, ácido fólico, e os minerais magnésio, zinco, ferro, cobre, potássio, manganês, cálcio e selênio complementam esse pacote nutricional, que promove saúde ao coração.
Pressão alta
Aposte na semente de abóbora para prevenir e tratar a hipertensão arterial.
É bastante rica em potássio, mineral que cumpre importante função no controle da pressão arterial.
Prisão de ventre
A concentração de fibras na semente de abóbora é bastante elevada, o que torna o consumo diário desta semente muito indicado na prevenção e tratamento da prisão de ventre.
Mas não esqueça: a semente crua é muito mais benéfica que a torrada e o aumento do consumo de fibras deve ser acompanhado pelo adequado consumo de líquidos: água, sucos e alimentos crus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário